Covid-19 atrasa carteiras de motorista para indocumentados em NJ

Por Arlaine Castro

A Comissão de Veículos Automotores não disse quando as carteiras de motorista estarão disponíveis.

Os imigrantes sem status legal em New Jersey terão que esperar mais tempo para solicitar uma nova carteira de motorista estadual que deveria ser lançada em janeiro, anunciaram autoridades estaduais de veículos motorizados na segunda-feira, 28.

De acordo com o jornal North New Jersey, o atraso foi atribuído à pandemia do coronavírus, que forçou o fechamento das agências da Comissão de Veículos Automotores em todo o estado e atrasou o treinamento necessário para implementar as licenças. O MVC não disse quando as carteiras de motorista estarão disponíveis.

“O licenciamento de status neutro é importante para muitos habitantes de Nova Jersey, mas as demandas do MVC devido à COVID-19 impossibilitaram que concluíssemos o treinamento e as alterações de software necessárias para implementá-lo”, disse Sue Fulton, administradora-chefe do Veículo Motorizado Comissão, em um comunicado.

O MVC implementou muitas mudanças nos últimos meses, transferindo a maioria das transações online, mas a demanda continua muito alta nas agências, enquanto a equipe foi reduzida devido à pandemia, explicou o comunicado.

Não podemos conduzir o treinamento prático necessário em documentos sem violar as restrições da COVID-19; além disso, a suspensão do treinamento teria impacto em nossas operações críticas ”, disse Fulton. “Temos esperança de superar o pior da pandemia nos próximos meses, para que possamos fazer isso para aqueles que precisam urgentemente.”

A lei, que foi assinada pelo governador Phil Murphy no ano passado, deveria entrar em vigor em 1º de janeiro, de acordo com o MVC. A lei permite dois tipos de licenças: uma em conformidade com o Real ID Act federal, que permitiria aos usuários embarcar em voos domésticos, e outra estritamente para dirigir, que será conhecida como "carteira de motorista padrão". Essa carteira seria emitida para imigrantes independentemente de personalidade jurídica, alguns idosos e outros que não tenham a documentação necessária para atender aos requisitos atuais.

A comissão prevê que a lei estenderia os privilégios de dirigir a cerca de 450.000 dos cerca de 500.000 imigrantes indocumentados de Nova Jersey.

Na Flórida, dois projetos para permitir carteira de motorista para indocumentados estão parados para  análise e votação no Senado Estadual.