Virgínia passa a permitir carteira de motorista para imigrantes indocumentados

Por Arlaine Castro

Cerca de 300.000 imigrantes no estado serão beneficiados.

A partir desta sexta-feira, 1º de janeiro, os imigrantes sem documentos na Virgínia poderão solicitar uma tão esperada carteira de motorista especial.

Os ativistas têm lutado para que a licença, chamada de cartão de privilégio de motorista, se torne uma realidade há anos. Os apoiadores argumentaram que era uma questão de segurança pública e, em março, a Assembleia Geral controlada pelos democratas aprovou a legislação.

Estima-se que 300.000 imigrantes no estado buscam se beneficiar com a nova lei.

"Tenho muitos amigos que queriam isso porque têm seus carros, e outras pessoas tiveram que levá-los por aí porque estão com medo. Mas eles estão felizes porque poderão se deslocar de um lugar para outro”, disse Sheila Esteban Gómez.

Para ser elegível para um cartão de privilégio de motorista, é necessário:

- Ser um cidadão não americano, residente na Virgínia;
- Ter declarado renda de fontes da Virgínia ou ser reivindicado como dependente em uma declaração de imposto apresentada na Virgínia nos últimos 12 meses;
- Não ter o privilégio de dirigir atualmente suspenso ou revogado na Virgínia ou em qualquer outro estado, para incluir infrações relacionadas a seguros.

Os seguintes documentos são necessários para obter o cartão de privilégio de motorista:

- Duas comprovações de identidade (por exemplo, passaporte estrangeiro e documento de identificação consular emitido pelo país de cidadania);
- Duas provas de residência na Virgínia (por exemplo, extrato mensal da hipoteca e contas de serviços públicos);
- Prova de um número de Seguro Social (se tiver sido emitido) ou o número de identificação de contribuinte do indivíduo (por exemplo, formulário W-2 ou carta ITIN);
- Documentação de declaração de imposto (por exemplo, Formulário de Residente da Virgínia, Formulário de Declaração de Imposto de Renda de Residente Parcial da Virgínia ou Formulário de Declaração de Imposto de Renda de Não Residentes da Virgínia, preenchido nos últimos 12 meses). 

“Temos o prazer de oferecer esta nova credencial para dar a milhares de virginianos que pagam impostos a oportunidade de dirigir legalmente em nossas estradas, algo que antes não podiam fazer”, comissário do DMV Richard D. Holcomb disse em um comunicado à imprensa.

As etapas para obter um cartão de privilégio de motorista podem variar dependendo do candidato. Os interessados terão que passar por um exame de visão, e alguns podem fazer um teste de direção.

"Os clientes que possuem carteira de motorista de outro país ou licença expirada da Virgínia não terão que fazer o teste de conhecimentos de direção ou exame de direção, apenas o exame de visão", disse Elizabeth Ramirez, gerente distrital do DMV.

Qualquer pessoa interessada em obter o cartão de privilégio de motorista deve marcar uma consulta com antecedência no Departamento de Veículos Motorizados da Virgínia em dmvNOW.com/appt.

O custo do cartão de privilégio de motorista e da licença é de US $ 53, de acordo com o DMV. A licença deverá ser renovada a cada dois anos.

É importante lembrar para aqueles que desejam se inscrever que este não é um REAL-ID, portanto, o documento vem com certas limitações.

Ele não permitirá que o titular solicite uma carteira de motorista comercial, embarque em um avião ou entre em prédios federais. Com informações da NBC.