Biden diz que apresentará projeto de lei de imigração logo após a posse

Por Arlaine Castro

Governo Biden diz que não é hora de retirar restrições.

O presidente eleito Joe Biden disse que apresentará um projeto de lei de imigração "imediatamente" após assumir o cargo no final deste mês.

O democrata disse ainda que seu Departamento de Justiça investigará a separação do governo Trump de crianças imigrantes de seus pais.

"Vou apresentar um projeto de lei de imigração imediatamente”, disse ele em entrevista coletiva na sexta-feira, 8. E acrescentou que o Departamento de Justiça determinará a responsabilidade pelo programa de separação da família, que levou mais de 2.600 crianças a serem levadas de cuidadores após cruzarem a fronteira sul dos Estados Unidos, e se isso foi criminoso.

“Haverá uma investigação completa sobre quem é o responsável e se a responsabilidade é criminosa ou não”, disse Biden. "Essa determinação será feita por seu procurador-geral designado, Merrick Garland", acrescentou.

O presidente eleito não detalhou como será a legislação de imigração. Mas disse que vai acabar com a proibição de Trump à imigração de nações predominantemente muçulmanas, e que ele quer um caminho para a cidadania para os chamados "Dreamers" - imigrantes indocumentados trazidos para os EUA quando crianças que vivem sob a proteção do programa DACA.

Biden havia prometido anteriormente uma revisão da imigração dentro de 100 dias após assumir o cargo em 20 de janeiro.

Outros assuntos

“Vou, de fato, revogar as ordens executivas que o presidente de fato iniciou e que sejam contrárias ao que eu penso seja sua autoridade e / ou mesmo que seja sua autoridade, contrária aos interesses dos Estados Unidos no meio ambiente questões e uma série de outras coisas ", disse ele.

Biden havia prometido voltar os EUA ao acordo climático de Paris no primeiro dia de sua presidência. Em 4 de novembro do ano passado os EUA se retiraram formalmente do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas de 2015, uma decisão originalmente anunciada pelo presidente Donald Trump em 2017.

E em terceiro lugar, Biden disse que passará imediatamente para a necessidade mais urgente de pedir ao Congresso que lhe dê os recursos financeiros para lidar com a pandemia do coronavírus.

"Ser capaz de nos mover de modo que tenhamos a Operação Warp Speed realmente funcionando. A Warp Speed levou a vacina a locais que foram entregues, mas não a levou desses frascos para os braços das pessoas, então é uma preocupação logística gigantesca de como fazemos isso ," ele disse.

Biden disse que está empenhado em levar 100 milhões de vacinas nos braços das pessoas nos primeiros 100 dias.
“Estou empenhado em avançar o mais rápido possível para levar a vacina aos professores e o material às crianças que possa providenciar a abertura segura das nossas escolas - começando no final desses 100 dias. Eles são as coisas mais urgentes que temos que fazer agora. Agora, imediatamente após entrarmos no cargo ”, disse ele.

Biden disse que haverá várias coisas e outros comitês realizando audiências sobre toda uma gama de questões de infraestrutura, como o que eles deveriam fazer para gerar uma "economia verde" e melhorar a economia para os americanos impactados pela pandemia. Com informações do The Economic Times e Bloomberg News.