Chefe interino do DHS renuncia ao cargo em momento de tensão nos EUA

Por Arlaine Castro

Chard Wolf assumiu o cargo no DHS em dezembro de 2019.

Chad Wolf, secretário interino do Departamento de Segurança Interna, renunciou ao cargo, de acordo com um alto funcionário do departamento à Associated Press.

A saída de Wolf do governo Trump, poucos dias antes do término do mandato do presidente, é a mais recente renúncia do gabinete desde a semana passada. Vários outros funcionários do governo Trump partiram desde quarta-feira,6, citando a mortal insurreição no Capitólio.

Wolf, que construiu uma reputação de executor por trás de algumas das repressões mais extremas da imigração de Trump, disse em uma carta aos funcionários do departamento que está triste por tomar esta medida, "pois era minha intenção servir ao Departamento até o final desta administração . "

Ele não mencionou diretamente a multidão violenta que tomou conta do Capitólio como a causa de sua partida, mas disse que as decisões judiciais que contrariaram suas ordens e outras atividades recentes do governo foram cruciais para a decisão.

"Infelizmente, esta ação é justificada por eventos recentes, incluindo as decisões judiciais em andamento e sem mérito sobre a validade da minha autoridade como secretário interino. Esses eventos e preocupações servem cada vez mais para desviar a atenção e recursos do importante trabalho do Departamento neste aspecto crítico momento de uma transição de poder ", disse ele.

O DHS supervisiona o Serviço Secreto dos Estados Unidos, encarregado de proteger figuras públicas de alto escalão, incluindo o presidente eleito. A saída de Wolf lança a já em apuros agência em turbulência poucos dias antes da posse planejada do presidente eleito Joe Biden, que enfrenta novas preocupações de segurança após a tentativa de insurreição da semana passada por partidários de Trump no Capitólio dos EUA.

O FBI emitiu alerta para as polícias e demais autoridades locais e estaduais sobre planos para protestos armados em todas as 50 capitais estaduais e em Washington, D.C., nos dias que antecedem a posse do presidente eleito Joe Biden, alimentando temores de mais derramamento de sangue após o cerco mortal da semana passada no Capitólio dos EUA.

DHS

O departamento não teve um secretário confirmado pelo Senado desde a destituição de Kirstjen Nielsen em abril de 2019. Wolf tem servido como secretário do departamento em exercício interino desde novembro de 2019.

Para agravar os problemas da agência, o DHS esteve sob escrutínio legal nos últimos meses em relação à aplicação de Wolf de certas medidas de imigração e se ele agiu legalmente para manter as políticas rígidas.

Wolf já havia sido indicado por Trump para liderar o departamento em sua capacidade total. Mas a Casa Branca retirou a indicação na semana passada, horas depois de Wolf condenar a violência no Capitólio e apelar ao presidente para fazer o mesmo.

Ele será substituído pelo administrador da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências, Peter Gaynor.