'Green cards' a indocumentados e agilidade para a cidadania: Kamala Harris fala sobre plano de imigração

Por Arlaine Castro

Segundo Kamala Harris, o próximo governo planeja encurtar os tempos de espera de cidadania e permitir que os titulares do DACA e TPS obtenham green cards.

A vice-presidente eleita Kamala Harris disse em uma entrevista à Univision em 12 de janeiro um pouco mais sobre o plano de uma ampla reforma imigratória para os Estados Unidos. Um dos objetivos é reduzir o tempo de espera para obter green cards e cidadania e a concessão de green cards a certos grupos de imigrantes indocumentados.

Segundo Harris, o governo que tomará posse na próxima semana planeja encurtar os tempos de espera de cidadania e permitir que os titulares do DACA, bem como os destinatários do Status de Proteção Temporária (TPS), "recebessem automaticamente green cards", mas não disse explicitamente quando ou como essas mudanças aconteceriam. Combinado, isso significaria um caminho de cidadania para aproximadamente 1 milhão de pessoas.

A democrata disse que está confiante que o Congresso dará a aprovação bipartidária à sua proposta de imigração, especialmente devido às contribuições de mais de 200.000 trabalhadores essenciais que têm Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA) e que estão "colocando suas próprias vidas em risco" durante esta pandemia.

Biden disse em um tweet de junho que enviará um projeto de lei ao Congresso "no primeiro dia" que traça "um roteiro claro para a cidadania" para cerca de 11 milhões de pessoas que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.

Ainda sem muitos detalhes, Harris disse ainda na entrevista de terça-feira que a nova administração também “colocará mais juízes para lidar com o que precisamos fazer em termos de pessoas que chegam à fronteira para garantir que tudo corra bem e se livrar do acúmulo”.

Embora possa parecer uma boa ideia à primeira vista, Trump acrescentou muitos juízes de imigração ao longo dos anos - e não levou a um processo legal mais justo para dezenas de milhares que buscam refúgio nos Estados Unidos. Harris salientou que a administração forneceria apresentação legal para crianças que chegam à fronteira para que possam receber o devido processo e serem tratadas com justiça.

Advogados de imigração e especialistas no Twitter foram rápidos em criticar a proposta de Harris.

"Os comentários de Harris ontem sobre seu https://www.univision.com/noticias/inmigracion/reforma-migratoria-bidenplano de contratar mais juízes de imigração devem ser preocupantes para qualquer um que tenha seguido a forma como o EOIR contratou juízes de imigração e membros da BIA nos últimos quatro anos. Colocar mais peças nesta máquina quebrada não vai consertar", escreveu um.

"Respeitosamente, o VP Eleito @KamalaHarris, adicionar @DOJ_EOIR os juízes de imigração não corrigirá um sistema disfuncional que já carece de um devido processo significativo. Os tribunais de imigração precisam de independência de @TheJusticeDept como impostos ou falências", afirmou outro.

Para ver a entrevista, clique aqui.