Exército da Guatemala bloqueia 9 mil imigrantes a caminho dos EUA

Por Arlaine Castro

Imigrantes hondurenhos enfrentam soldados no território da Guatemala.

O Exército e a tropa de choque da polícia da Guatemala usaram forte violência no domingo, 17, contra os integrantes de uma caravana de milhares de imigrantes hondurenhos que se dirigiam aos Estados Unidos no avanço da primeira grande caravana de imigrantes da América Central em 2021.

O grupo era formado por cerca de 6 mil migrantes, segundo dados oficiais, que deixaram Honduras entre quinta e sexta-feira. No sábado, outros 3 mil migrantes entraram na Guatemala sem respeitar os procedimentos na fronteira. Com isso, o número total de pessoas que compõem a caravana é de cerca de 9 mil.

Durante os incidentes deste domingo na tentativa de dispersar o grupo na cidade de Chiquimula, perto da fronteira entre os dois países, várias pessoas ficaram feridas.

O governo guatemalteco afirma ter deportado quase mil pessoas para Honduras nos últimos três dias por entrarem ilegalmente no país.

O Procurador de Direitos Humanos da Guatemala, Jordán Rodas Andrade, classificou como "deploráveis" as ações das forças de segurança contra os migrantes e disse que é preciso exercer "empatia e solidariedade".

Os migrantes dizem que foram forçados a fugir da pobreza, violência e devastação causadas por dois grandes furacões em novembro do ano passado e querem chegar aos EUA via México.

Depois de cruzar ilegalmente o ponto de fronteira de Florido, entre Honduras e Guatemala, os migrantes começaram a se concentrar na tarde de sábado em um posto militar em Vado Hondo, em Chiquimula. Lá as autoridades solicitaram documentos e um teste negativo para Covid-19, o que gerou conflitos que foram ficando mais violentos à noite.

Na manhã de domingo, a caravana tentou tentar atravessar a barricada de mais de 3 mil policiais e soldados, mas foi repelida, segundo a autoridade de imigração da Guatemala.

Imagens de vídeo compartilhadas pelo governo guatemalteco e reproduzidas pela imprensa local mostram centenas de migrantes pressionando contra uma parede de soldados das forças de segurança.

"Vários ficaram feridos, entre migrantes, militares e funcionários da imigração", disse Alejandra Mena, porta-voz do Instituto de Migração da Guatemala (IGM), de acordo com a agência de notícias Reuters.