Biden propõe caminho de oito anos para a cidadania de 11 milhões de indocumentados

Por Arlaine Castro

biden twitter

O presidente eleito Joe Biden planeja revelar um amplo projeto de lei de imigração no primeiro dia de seu governo, na esperança de fornecer um caminho de oito anos para a cidadania para cerca de 11 milhões de pessoas que vivem nos EUA sem status legal.

Ele fornece um dos caminhos mais rápidos para a cidadania para aqueles que vivem sem status legal de qualquer medida nos últimos anos, mas não inclui a compensação tradicional de segurança reforçada nas fronteiras favorecida por muitos republicanos, tornando a aprovação em um Congresso estreitamente dividido em dúvida.

Previsto para ocupar centenas de páginas, o projeto de lei deve ser apresentado depois que Biden fizer o juramento de posse nesta quarta-feira, 20, de acordo com uma pessoa familiarizada com a legislação e que falou sob condição de anonimato à Associated Press.

De acordo com a legislação, aqueles que vivem nos Estados Unidos a partir de 1º de janeiro de 2021, sem status legal, teriam um caminho de cinco anos para o status legal temporário, ou um green card, se passarem em verificações de antecedentes criminais, pagarem impostos e cumprirem outros requisitos básicos. A partir daí, é um caminho de três anos para a naturalização, se eles decidirem buscar a cidadania.

Para alguns imigrantes, o processo seria mais rápido. É o caso dos "Dreamers" - jovens que chegaram ilegalmente aos EUA ainda crianças -, bem como os trabalhadores agrícolas e pessoas com status de proteção temporária, poderiam se qualificar mais imediatamente para os green cards se estiverem trabalhando, estiverem na escola ou atenderem a outros requisitos.

O projeto não é tão abrangente quanto a última grande reforma da imigração proposta quando Biden era vice-presidente durante o governo Obama. Por exemplo, não inclui elemento de segurança de fronteira, mas sim apela para a elaboração de estratégias. Nem cria nenhum novo tipo de "trabalhador convidado" ou outros programas de visto.

Como candidato, Biden chamou as ações de Trump sobre a imigração de um "ataque implacável" aos valores americanos e disse que iria "desfazer o dano" enquanto continuava a manter a fiscalização das fronteiras.

Além da legalização de indocumentados, espera-se que Biden tome medidas executivas rápidas para reverter outras ações de imigração de Trump, incluindo o fim da proibição de chegadas de vários países predominantemente muçulmanos. Com informações da Associated Press.