Agentes do CBP reforçam equipes para resgate de imigrantes presos na neve

Por Arlaine Castro

Agente da Patrulha da Fronteira Justin Castrejon com equipamentos.

Como é inverno, tem nevado nas montanhas a leste de San Diego nos últimos dias e os agentes da Patrulha de Fronteira provavelmente irão encontrar ou terão que resgatar imigrantes presos na neve nas próximas semanas.

Socorristas se juntam aos agentes para ajudar na busca e possível salvamento dos imigrantes que tentam a travessia ilegalmente pela fronteira.

No ano passado, 71 imigrantes foram resgatados ao longo da fronteira, desde as montanhas a leste de San Diego até o Oceano Pacífico, segundo o CBP.

Todos os 2.000 agentes na região de San Diego são socorristas, treinados em habilidades para salvar vidas e carregam equipamentos de primeiros socorros e materiais para prestar assistência médica, disse o agente Justin Castrejon, porta-voz da Patrulha de Fronteira, ao canal 17News. Alguns, como Castrejon, são paramédicos que levam ainda mais equipamentos.

“Esta é uma bolsa extra que carrego, tem materiais para vias aéreas, oxigênio, medidores de pressão arterial e coisas do tipo”, disse Castrejon, que salienta que todos os agentes estão prontos para ajudar. Ele sabe que, com o mau tempo se aproximando, eles provavelmente serão chamados para socorrer imigrantes que acabam passando mal ou são surpreendidos pela neve.

“Muitas vezes, as pessoas não estão cientes desses perigos, os 'coiotes' mentem para eles. Os contrabandistas dizem que é uma caminhada fácil até a estrada. Mas não é e eles acabam se encontrando em uma emergência precisando de ajuda. E é aí que entramos como agentes da Patrulha de Fronteira", disse Castrejon.

As equipes da Patrulha de Fronteira BORSTAR (Border Patrol Search, Trauma and Rescue) percorrem a região da fronteira. Há cerca de um ano, uma equipe foi chamada para ajudar a encontrar três mulheres que estavam presas na neve.

“Os agentes responderam imediatamente, mas quando encontraram as mulheres, as duas já haviam morrido e a terceira foi encontrada em extrema necessidade de ajuda. Os agentes tentaram ajudar, mas infelizmente todos as três morreram ”, disse Castrejon.

Este é um exemplo de tragédia que ocorre ao longo da fronteira sul. Segundo ele, na maioria das vezes, os agentes chegam a tempo.