ICE muda critérios para prisão de imigrantes indocumentados

Por

Oficiais devem se concentrar em indocumentados perigosos.

Uma nova proposta do governo Biden muda os critérios para a prisão de imigrantes indocumentados nos Estados Unidos, concentrando as operações e detenções nos suspeitos de serem uma ameaça à segurança nacional ao invés de qualquer pessoa presente ilegalmente no país.

Diferente da diretriz do ex-presidente Donald Trump em 2017, que tornou basicamente qualquer imigrante sem documentos um alvo para a prisão, mesmo os que não tinham histórico criminal, as novas orientações começam a ser implementadas.

Oficiais de imigração e fiscalização alfandegária elaboraram orientações para que os agentes se concentrem principalmente em certos grupos de imigrantes, como os que foram liberados da prisão, mas que respondem a crimes violentos. A agência também vai exigir aprovação de alto nível para as operações de rua, segundo um memorando obtido pelo BuzzFeed News.

O rascunho das orientações provisórias foi elaborado pelo Diretor do ICE em exercício, Tae Johnson.

O projeto da nova diretiva é uma etapa das tentativas do governo atual de mudar a forma como o ICE usa seus recursos e foi solicitado por David Pekoske, secretário de Segurança Interna em exercício, em 20 de janeiro. Na orientação, que entraria em vigor em 1º de fevereiro, os funcionários do ICE reconhecem que seus recursos são limitados.