Casa Branca prepara plano para conter o número de famílias em prisões de imigrantes

Por Gazeta Brazilian News

Plano é liberar integrantes.

Os detalhes do plano ainda estão sendo trabalhados pelos especialistas do Department of Homeland Security, mas a ideia é reduzir drasticamente o número de famílias detidas em Immigration and Customs Enforcement (ICE), exceto em circunstâncias especiais. De 14 mil imigrantes detidos enquanto aguardam audiências ou deportações, mais de 400 são pertencentes à grupos de famílias.


A ideia original seria colocar a maioria dos familiares que entram nos Estados Unidos em “alternativas” à detenção, como monitoramento por tornozeleira eletrônica ou um programa de checagem regular monitorado por agentes. Os contrários às medidas alternativas questionam se, dessa forma, as famílias comparecerão às audiências judiciais. Já os favoráveis à mudança defendem que a maioria das famílias comparece às cortes se receberem ajuda para navegarem no sistema de um agente designado.


Biden revelou uma série de ações executivas destinadas às famílias migrantes, incluindo uma força tarefa para reunir familiares que foram separados pelo governo Trump. A prática atual de deter parentes migrantes juntos começou na administração Obama em resposta à diminuição do número de famílias vindas da América Central de pedirem asilo nos Estados Unidos em 2014. Já a administração Trump buscou expandir o tempo que as famílias poderiam passar na detenção, o que vai contra o Acordo Flores, que regula que crianças imigrantes não deveriam ficar detidas por mais de 20 dias.


Nesta semana o governo liberou um grupo de famílias que estava na prisão por mais de 18 meses e que nunca teve a chance de pedir asilo por ter dado entrada nos Estados Unidos durante a “proibição de trânsito” do governo Trump.


Fonte: NBC News