Biden revoga decisão de Trump e volta com green cards e vistos de imigrantes

Por Livia Mendes

Biden afirmou que veto não favorece aos interesses americanos, prejudica empresas e impede que familiares se reúnam.

O presidente Joe Biden revogou na última quarta-feira (24) a proclamação feita por Donald Trump em abril do ano passado, que impedia a emissão de green cards para pessoas de fora dos Estados Unidos que procuravam imigrar para o país legalmente.

Com o veto do ex-presidente, aproximadamente 120 mil vistos preferenciais de base familiar foram perdidos. Atualmente, são cinco os vistos de imigrantes: com base em emprego; com base em laços familiares; noivo(a) e cônjuge de cidadão americano; imigrantes de diversidade (loteria de vistos); e imigração para viúvos, investidores e exilados.


Biden tem revisado e revertido muitas das políticas de imigração de seu predecessor. De acordo com o democrata, a decisão de Trump não favorece os interesses americanos, prejudicando indústrias estadunidenses que utilizam talentos do mundo todo.


A ideia do ex-presidente com o veto era “proteger os trabalhadores americanos” à medida que os efeitos do coronavírus à economia faziam com que milhões de pessoas ficassem desempregadas. Com isso, Trump decidiu proibir imigrantes de buscarem green card e documentos que lhes concedessem direito de residência permanente no país.


A decisão de Trump foi controversa e, em outubro do ano passado, um juiz federal da Califórnia bloqueou a proibição sobre trabalhadores estrangeiros, alegando que isso afetava milhares de empresas nos Estados Unidos que foram contrárias à proclamação e entraram na justiça.


A proibição de Trump, que seria estendida até março deste ano, fechou as portas do país a pessoas que, inclusive, já tinham visto de trabalho, com exceção de profissionais da saúde. Vencedores da Diversity Visa Lottery que foram escolhidos aleatoriamente para a aquisição do green card também foram incluídos no banimento.


O presidente Biden também afirmou que o veto impedia que familiares de cidadãos americanos e residentes permanentes legais se juntem às suas famílias no país. Em 2019, os Estados Unidos emitiram cerca de um milhão de green cards, sendo metade deles para familiares próximos de cidadãos americanos.

Fontes: DW e Routers