Mais de 100 mil migrantes detidos na fronteira México-EUA em fevereiro

Por Livia Mendes

Dados registram níveis mais altos de imigrantes se comparados às informações dos últimos cinco anos.

As autoridades de fronteira dos EUA encontraram e prenderam mais de cem mil imigrantes na fronteira entre o país e o México nas últimas quatro semanas.


O número de migrantes presos na fronteira sul tem aumentado nas últimas semanas, causando alarme entre as autoridades que tem lutado para fornecer recursos para o aumento de menores e famílias que estão atravessando a fronteira sem a documentação exigida.


O aumento no número de migrantes contribui para um crescente senso de emergência que o governo Biden tem tido sobre o tema, que tem procurado reverter as políticas de imigração da administração Trump.


Os adultos solteiros respondem pela maior parcela das apreensões, mas o percentual de famílias e crianças disparou no mês passado, segundo autoridades. Desde abril passado, os serviços de Alfândega e Proteção de Fronteiras norte americanas têm visto um aumento no número de migrantes devido à piora das condições econômicas provocadas pela pandemia.


No ano passado, os números caíram em março e abril, à medida que a pandemia se instalou e as restrições de viagens foram colocadas em prática durante o governo Trump, com uma lei de saúde pública que permitia que os oficiais de fronteira recusassem os migrantes detidos na fronteira, que ainda está em vigor sob o governo Biden.


No entanto, sob a nova administração, crianças desacompanhadas estão isentas da ordem e podem permanecer nos Estados Unidos em casos de imigração pendentes, assim como algumas famílias devido a mudanças na política mexicana e determinações caso a caso.


Crianças migrantes

O número de menores migrantes desacompanhados nas instalações da Patrulha de Fronteira dos EUA, que são semelhantes a celas de prisão e não destinadas a crianças, atingiu níveis dramáticos, ressaltando o desafio urgente enfrentado pelo governo Biden.

Com base em registros datados de segunda-feira (08), mais de três mil crianças migrantes desacompanhadas estavam sob custódia da Alfândega e da Proteção de Fronteiras, o que corresponde a metade do número total de pessoas sob custódia naquela data.

Autoridades têm discutido a necessidade potencial de financiamento adicional para as missões na fronteira, assim como um pedido suplementar de financiamento ao Congresso nas próximas semanas e meses.

Fonte: WICZ