DHS pede ajuda de voluntários na fronteira sul

Por Arlaine Castro

O secretário pediu a Força Voluntária para apoiar a Alfândega e Proteção de Fronteiras.

O aumento “avassalador” de imigrantes na fronteira dos Estados Unidos com o México levou o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, a solicitar a assistência de voluntários de agências do departamento, de acordo com um relatório.

Em um e-mail enviado à equipe do Departamento de Segurança Interna, obtido pela Fox News, Mayorkas pediu àqueles que podem viajar - devido aos perigos da pandemia de coronavírus - para ajudar a Alfândega e Proteção de Fronteiras.

“Hoje, eu ativei a Força Voluntária para apoiar a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) enquanto enfrentam um aumento na imigração ao longo da Fronteira Sudoeste”, escreveu o secretário do DHS, de acordo com o canal.

“Você provavelmente já viu as notícias sobre o número esmagador de imigrantes que buscam acesso a este país ao longo da fronteira sudoeste. O presidente Biden e eu estamos comprometidos em garantir que nossa nação tenha um sistema de imigração seguro, ordeiro e humano, enquanto continuamos a equilibrar todas as outras missões críticas do DHS ”, continuou ele.

Segundo o secretário, aqueles que se juntassem à força voluntária seriam usados em uma capacidade não policial, com responsabilidades incluindo administração, preparação de refeições, distribuição de suprimentos, remédios prescritos, limpeza e assistência em salas de controle.

Imigrantes com covid

Um grupo de republicanos da Câmara escreveu uma carta ao secretário expressando preocupação sobre quantos imigrantes na fronteira sul foram testados para o novo vírus antes de serem autorizados a entrar.

A carta, liderada pelo deputado Michael Burgess (R-Texas) e assinada por 23 legisladores, insta o governo a restringir as travessias de fronteira "para conter a propagação do Coronavírus durante a emergência de saúde pública" e também solicita clareza após relatos de que pelo menos 100 migrantes com teste positivo para COVID-19 foram liberados dentro dos EUA.

Dias antes de pedir ajuda de agentes voluntários, o secretário disse que a culpa pela crise na fronteira é do governo anterior.

“Quando comecei, 27 dias atrás, descobri que não tínhamos instalações disponíveis ou equipadas para administrar as leis humanitárias que nosso Congresso aprovou anos atrás”, afirmou Mayorkas. “Não tínhamos pessoal, políticas, procedimentos ou treinamento para administrar essas leis. Francamente, todo o sistema foi destruído.”

A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA revelou em um relatório no mês passado que o número de migrantes apreendidos na fronteira no mês de janeiro chegou a quase 78.000, contra 36.679 em janeiro de 2020. Com informações do The New York Times.

"Não precisam ter medo"

O presidente Joe Biden disse em entrevista à Univision que imigrantes indocumentados não precisam ter medo de tomar a vacina contra a covid-19.

Muitos imigrantes estariam com medo de tomar a vacina e passarem a ser alvo do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) por causa dos dados ou por ter agentes vigiando no local, mas o presidente garantiu que não existe essa possibilidade.

“Quero ter certeza que a comunidade imigrante tome a vacina sem medo e sem qualquer interferência do ICE”, disse Biden. “Ninguém pode ser preso por receber a vacina”, acrescentou.

O Departamento de Homeland Security (DHS) informou recentemente que o ICE não realiza operações nas proximidades de postos de vacinação.

“É um imperativo moral e de saúde pública garantir que todos os indivíduos residentes nos Estados Unidos tenham acesso à vacina”, disse a agência em um comunicado. “O DHS está empenhado em garantir que todos os indivíduos que precisam de uma vacina possam obtê-la, independentemente de seu status de imigração”.

Dias antes, o presidente disse que doses suficientes de vacina estarão disponíveis para adultos até o fim de maio nos EUA.