Biden garante proteção temporária a venezuelanos nos EUA

Por Livia Mendes

A decisão do presidente atinge cerca de 300 mil venezuelanos no país.

O presidente Joe Biden está permitindo que milhares de venezuelanos possam pedir proteção temporária nos EUA. A ação visa aumentar a pressão sobre o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sob o qual a economia do país, antes próspera, desmoronou, enquanto seus residentes fugiram ou os muitos que continuam à caça de comida e outros itens básicos.


A proposta de Biden permite que cerca de 300.000 venezuelanos nos EUA se inscrevam para o status de proteção temporária. Se for aprovada, os beneficiários podem permanecer e trabalhar nos EUA por 18 meses.

“As condições de vida na Venezuela revelam um país em crise, incapaz de proteger seus próprios cidadãos”, disse o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas. “É em tempos de circunstâncias extraordinárias e temporárias como esta que os Estados Unidos se apresentam para apoiar os cidadãos venezuelanos qualificados que já estão presentes aqui, enquanto seu país busca se recuperar das crises atuais”, afirmou.

Biden havia prometido durante a campanha que estenderia as proteções para os venezuelanos nos EUA, muitos dos quais estão no estado crítico da Flórida, mas a questão entre EUA e Venezuela vai além das eleições.

O ex-presidente Donald Trump já havia imposto sanções à Venezuela para tentar expulsar Maduro, além de reconhecer o líder da oposição Juan Guaído como o presidente legítimo.

Entretanto, sobre os venezuelanos nos EUA, enquanto estava no cargo, Trump se recusou a apoiar uma legislação no Congresso para conceder status de proteção a essas pessoas, e os republicanos do Congresso também bloquearam a legislação para concedê-lo.

Especialistas comentam que o foco de Trump nas sanções não obtiveram muito sucesso, uma vez que as medidas impostas nos últimos quatro anos não conseguiram um resultado eleitoral na Venezuela. Com isso, o governo Biden pretende agora revisar essas sanções e aplicar novas estratégias.

O senador Bob Menendez, presidente do Comitê de Relações Exteriores, disse que com a ação, os EUA estão deferindo um golpe no governo de Maduro e que estão “enviando um poderoso sinal aos aliados e concorrentes de que os Estados Unidos estão mais uma vez comprometidos com a causa da democracia”, afirmou.

Status de Proteção Temporária

O Temporary Protected Status, ou TPS, é um benefício temporário renovável que concede proteção contra deportação e permissão de trabalho para pessoas que não podem retornar a seus países devido a desastres naturais, conflitos armados e outras condições.

Para se qualificar para o status protegido, os candidatos devem mostrar residência contínua nos EUA a partir de segunda-feira, 8 de março.

O Departamento de Segurança Interna anunciará um período de registro de 180 dias, quando os pedidos podem ser preenchidos com os Citizenship and Immigration Services. Todos os candidatos terão de passar por verificações de segurança e de antecedentes

Fonte: NBC News