FEMA ajudará no impasse sobre crianças migrantes na fronteira

Por Livia Mendes

O número de crianças migrantes tem crescido tão rapidamente, que as instalações não estão tendo capacidade para acomodá-las.

O governo Biden está se voltando para a Federal Emergency Management Agency (FEMA) para ajudar a gerenciar e cuidar de um número recorde de crianças imigrantes desacompanhadas que estão migrando para os Estados Unidos ao cruzar a fronteira com o México.

Números do governo mostram uma crise crescente na fronteira, à medida que centenas de crianças do México entram nos EUA diariamente e são levadas sob custódia. Há relatos crescentes de pais enviando seus filhos pela fronteira sozinhos enquanto permanecem no México ou na América Central.

A FEMA apoiará um esforço de todo o governo nos próximos três meses para receber, abrigar e transferir com segurança crianças menores que chegam sozinhos na fronteira sudoeste dos EUA, sem um dos pais ou outro adulto, disse o secretário de Segurança Interna Alejandro Mayorkas no último sábado (13).

O Homeland Security Department deve processar e transferir crianças menores desacompanhadas para o Department of Health and Human Services dentro de três dias para que possam ser colocadas com um familiar que já vive nos Estados Unidos, ou outro padrinho adequado, até que os casos de imigração possam ser resolvidos.

Porém, mais crianças estão sendo mantidas por mais tempo nas instalações da Border Patrol que não foram projetadas com seus cuidados em mente, porque os abrigos de longa duração administrados pelo Department of Health and Human Services (HHS) quase não têm capacidade para acomodá-las. As crianças estão sendo apreendidas diariamente a taxas muito mais altas do que a capacidade do HHS tem para poder liberá-las para os pais ou patrocinadores.

Mayorkas disse que a FEMA está trabalhando com o Department of Health and Human Services para "examinar todas as opções disponíveis para expandir rapidamente a capacidade física para acomodação adequada".

“Nosso objetivo é garantir que as crianças desacompanhadas sejam transferidas para o HHS o mais rápido possível, de acordo com os requisitos legais e no melhor interesse das crianças”, disse Mayorkas. Durante um afluxo recorde de menores desacompanhados em 2014, o governo Obama também recorreu à FEMA para obter ajuda na coordenação da resposta governamental. Durante a crise, a FEMA ajudou a erguer abrigos temporários e estações de processamento em bases militares.

O presidente Joe Biden acabou com a prática da era Trump de expulsar crianças imigrantes que cruzam a fronteira sozinhas, mas manteve expulsões de famílias de imigrantes e adultos solteiros.


Fonte: NBC Miami