Oito imigrantes indocumentados morrem em colisão frontal no Texas

Por Arlaine Castro

A colisão frontal entre veículos aconteceu cerca de 30 milhas ao norte de Del Rio, Texas, perto da fronteira dos Estados Unidos com o México, na segunda-feira, 15.

Oito imigrantes indocumentados, incluindo sete homens e uma mulher, morreram após uma colisão frontal entre veículos cerca de 30 milhas ao norte de Del Rio, Texas, perto da fronteira dos Estados Unidos com o México, na segunda-feira, 15.

De acordo com o xerife do condado de Val Verde, Joe Frank Martinez, que relatou o acidente, uma caminhonete Dodge Pick-Up vermelha que transportava nove imigrantes bateu de frente com uma Picape Ford F-150 branca conduzida por um homem e acompanhada por uma criança aproximadamente às 13h26 da última segunda-feira.

Os policiais do Departamento de Segurança Pública do Texas (DPS) perseguiam a caminhonete Dodge Pick-Up vermelha com os imigrantes na rodovia US 277 North quando ela colidiu de frente com a outra caminhonete enquanto fugiam dos agentes.

Oito dos nove imigrantes sem documentos morreram no local do acidente enquanto outro imigrante sobreviveu e foi transportado de avião para um centro médico de San Antonio, Texas. O motorista da caminhonete Dodge Pick-Up vermelha tentou fugir do local do acidente para o deserto, mas foi detido por soldados DPS.

O motorista da picape Ford F-150 branca e a criança sobreviveram ao acidente e foram levados para um centro médico de San Antonio e estão em condições estáveis.

O Departamento de Segurança Pública do Texas está investigando o acidente.

Aumento de imigrantes pela fronteira

O Departamento de Segurança Interna dos EUA relatou recentemente um aumento significativo de imigrantes indocumentados detidos ao longo da fronteira EUA-México durante fevereiro de 2021, com 100.441 indivíduos detidos.

O Setor Del Rio da Patrulha de Fronteira dos EUA relatou a apreensão de mais de 11.100 indivíduos desses 100.441 imigrantes indocumentados em fevereiro de 2021, um aumento de 334% em relação a fevereiro de 2020.

Operação Lone Star

Em 6 de março de 2020, o governador do Texas Gregg Abbott e o diretor do Texas DPS, coronel Steve McCraw, lançaram a "Operação Lone Star" para "combater o contrabando de pessoas e drogas para o Texas". “A Operação integra DPS com a Guarda Nacional do Texas e desdobra recursos de segurança aérea, terrestre, marinha e tática de fronteira para áreas de alta ameaça para impedir o contrabando de drogas e de pessoas financiado pelos cartéis mexicanos e outros contrabandistas.

Até o momento, não se sabe se os DPS Troopers envolvidos na perseguição da caminhonete Dodge Pick-Up vermelha eram agentes participando da “Operação Lone Star”. Com informações do Eagle Pass Business Journal.