Câmara dos EUA aprova cidadania a alguns grupos de indocumentados

Por Arlaine Castro

DACA

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou o projeto de lei que pode dar a milhares de imigrantes sem documentos, incluindo os “dreamers”, um caminho para a cidadania.

A Câmara votou na quinta-feira por 228 a 197 para estabelecer um caminho legal para a cidadania dos dreamers - jovens que vieram para os EUA como menores indocumentados e que receberam proteções temporárias sob o programa pelo Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA).

O projeto de lei Dreamer concederia status de residência legal condicional por 10 anos e posterior cidadania a muitos menores indocumentados que vivem sob o DACA.

O projeto, denominado American Dream and Promise Act de 2021, também concederia green cards para muitos imigrantes que fugiram da guerra ou de desastres naturais e estão residindo nos Estados Unidos com um status de proteção temporária. Ao todo, pode tornar 4,4 milhões de pessoas elegíveis para residência permanente nos EUA, de acordo com o Migration Policy Institute.

Nove republicanos se juntaram aos democratas em apoio à medida.

"HÁ UMA ESPERANÇA E UM ALÍVIO NO AR": A EXPECTATIVA DE IMIGRANTES COM O GOVERNO BIDEN-HARRIS

Os deputados também votaram por 247 a 174 na quinta-feira em um segundo projeto de lei, que concederia status legal para trabalhadores rurais indocumentados. Ambas as medidas foram aprovadas em 2019, também, com algum apoio republicano - mas é provável que as medidas se juntem a uma lista crescente de legislações que irão atingir uma parede no Senado dividido igualmente, onde os republicanos prometeram bloquear propostas com a obstrução.

As medidas estão entre as várias tentativas dos democratas de reverter as políticas de imigração de Donald Trump. Eles também coincidem com os esforços de Joe Biden para lidar com o número de migrantes que chegam à fronteira EUA-México, muitos dos quais estão fugindo de condições perigosas na América Central.
A Casa Branca apoiou os dois projetos. Mas também pediu aos legisladores que adotem reformas mais amplas no amplo projeto de lei de imigração de Biden apresentado no mês passado, dizendo que isso protegeria a fronteira e "trataria das causas profundas da instabilidade e das condições inseguras que causam a migração da América Central".
O amplo plano de Biden forneceria um caminho para a cidadania americana para os 11 milhões de imigrantes ilegalmente no país. Mas o segundo democrata do Senado, Dick Durbin, disse esta semana que a meta não tem apoio suficiente na Câmara ou no Senado.

O líder republicano do Senado, Mitch McConnell, criticou os esforços da Câmara na quinta-feira, dizendo que eles agravariam os problemas na fronteira, diminuindo ainda mais as perspectivas naquela câmara, onde uma maioria de pelo menos 60 de 100 membros é necessária para que a maior parte da legislação avance.

E mesmo se o projeto de lei Dreamers fosse aprovado no Senado, ainda teria limitações, incluindo disposições sobre antecedentes criminais que poderiam barrar alguns jovens imigrantes do status legal se eles cometeram uma contravenção. Também concede ao Departamento de Segurança Interna o poder discricionário sobre quais jovens podem ser excluídos do caminho para a cidadania, com base na suposta filiação a gangues ou disposições no tribunal de menores. Com informações da Associated Press e The Guardian.