Kamala Harris é nomeada para lidar com crise imigratória na fronteira EUA-México

Por Arlaine Castro

Segundo Kamala Harris, o próximo governo planeja encurtar os tempos de espera de cidadania e permitir que os titulares do DACA e TPS obtenham green cards.

O presidente Joe Biden anunciou na quinta-feira, 25, que nomeou a vice-presidente Kamala Harris para liderar os esforços do governo para conter o fluxo de migrantes que buscam entrada nos Estados Unidos.
"Quando ela fala, ela fala por mim", disse Biden.

Harris servirá como contato diplomático do governo nas negociações com o México e as nações do "Triângulo Norte" de Honduras, Guatemala e El Salvador sobre a melhor forma de abordar as causas do aumento de migrantes.

De acordo com um alto funcionário do governo, Harris vai liderar o foco da Casa Branca nas questões de imigração no México e no Triângulo Norte (El Salvador, Guatemala e Honduras), então ficará claro que “há uma única figura dedicada a esse esforço. ” Este anúncio foi feito depois que Biden e Harris se encontraram com o secretário de Saúde e Serviços Humanos (HHS), Xavier Becerra, o Departamento de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, e outros consultores de imigração.

“Pedi a ela, a VP, hoje, porque ela é a pessoa mais qualificada para isso, para liderar nossos esforços com o México e o Triângulo Norte e os países que vão precisar de ajuda para conter o movimento de tanta gente, travar a migração para a nossa fronteira sul ”, disse Biden.

A resposta de Harris à crise de imigração na fronteira sul:

“Embora estejamos certos de que as pessoas não devem ir para a fronteira agora, também entendemos que faremos cumprir a lei e que também devemos abordar as causas profundas que levam as pessoas a fazer essa jornada, como o presidente descreveu, para vir aqui ”, disse Harris.

“Estou ansiosa para me envolver na diplomacia com o governo, com o setor privado, com a sociedade civil e os líderes de cada um em El Salvador, Guatemala e Honduras para fortalecer a democracia e o Estado de Direito e garantir a prosperidade compartilhada na região.” Harris ainda pediu a todos que sejam pacientes, dizendo que “vai levar algum tempo”.

O trabalho de Harris deve ocorrer em dois trilhos, disse um funcionário da Casa Branca. O primeiro é lidar com o aumento de migrantes que entram nos EUA na fronteira sul, e o segundo é construir parcerias de longo prazo com os países da América Central dos quais as pessoas estão fugindo. “Ela trabalhará primeiro com o objetivo de conter o fluxo de migrantes irregulares para os EUA ... mas, ao mesmo tempo, o verdadeiro objetivo é estabelecer uma parceria estratégica com esses países com base no respeito e nos valores compartilhados”, disse o funcionário.

Para gerenciar o aumento no número de migrantes, o governo abriu novas instalações - incluindo uma cidade de tendas em Midland, Texas, e um Centro de Convenções em Dallas. Biden prometeu investir US $ 4 bilhões no Triângulo Norte para lidar com as raízes da migração, incluindo problemas econômicos, violência contínua, mudança climática e agravamento da corrupção governamental. Esse dinheiro ainda não foi apropriado pelo Congresso.

A pandemia também complica a situação. O HHS confirmou que, desde março, 24 menores desacompanhados tiveram teste positivo para COVID. O HHS divulgou dados de que 2.587 crianças foram liberadas do isolamento médico e 1.819 saíram do isolamento e, desde então, receberam alta para um padrinho.

Funcionários do governo disseram que a meta de longo prazo para lidar com o aumento de migrantes que fogem de seu país é combater a corrupção, reforçando a segurança nas fronteiras, implementando boas práticas de governança, supervisionando os esforços diplomáticos, bem como outras estratégias de longo prazo. Resolver esses problemas significará investigar as “causas básicas da migração”. Com informações do The National Law Review.