Menina de 9 anos se afoga ao tentar cruzar o Rio Grande

Por Livia Mendes

Rio faz divisa entre o México e os EUA.

Uma menina mexicana de 9 anos aparentemente se afogou enquanto tentava atravessar o Rio Grande na travessia do México para os Estados Unidos, informaram autoridades federais na sexta-feira (26).

A criança, que não foi identificada, foi encontrada em 20 de março presa e inconsciente em uma ilha no lado mexicano do rio, junto com sua mãe e seu irmão de 3 anos, que também estavam inconscientes, segundo a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (Customs and Border Protection – CBP) em um comunicado na quinta-feira (25).

Os agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA que estavam em uma unidade marítima foram alertados sobre a família por pessoas na costa mexicana. De acordo com o comunicado do CBP, ao encontrarem a família, os agentes imediatamente começaram a administrar os primeiros socorros enquanto transportavam os migrantes para a costa.

Ainda segundo o comunicado, a mãe e o menino recuperaram a consciência. “No entanto, apesar dos esforços dos Agentes da Patrulha de Fronteira e dos Serviços Médicos de Emergência Eagle Pass, a filha de 9 anos não recuperou a consciência e mais tarde foi declarada morta”, disse o porta-voz do CBP, Dennis Smith, à NBC News por e-mail.

A declaração do CBP não listou a causa da morte, mas o tenente Jason Mares, do Corpo de Bombeiros de Eagle Pass, no Texas, disse à NBC News: “Foi considerado um afogamento”.

A trágica morte ocorreu enquanto o governo do presidente Joe Biden está lutando contra uma onda de migrantes que tentam cruzar a fronteira mexicana com os EUA e uma crescente crise humanitária.

Desde 1º de outubro, os agentes da Patrulha de Fronteira dentro e ao redor da cidade de Eagle Pass “resgataram mais de 500 migrantes que tentavam entrar ilegalmente no país”, disse o CBP em um comunicado.

Fonte: NBC News