Falso advogado de imigração é condenado a 20 anos de prisão na FL

Por Arlaine Castro

Elvis Harold Reyes, 56, possuía e dirigia a EHR Ministries Inc, e se apresentava como um advogado de imigração, embora nunca tenha tido uma licença legal.

Um homem que se passava por falso advogado de imigração no condado de Hillsborough, foi sentenciado na segunda-feira a 20 anos e 9 meses de prisão federal, segundo o Departamento de Justiça da Flórida. 

De acordo com as informações do caso, Elvis Harold Reyes, 56, fingia ser um advogado de imigração e preenchia centenas de solicitações de imigração falsas junto aos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) e outras agências.

Segundo os documentos do tribunal, Reyes possuía e dirigia a EHR Ministries Inc. Ele se apresentava como um advogado de imigração, embora nunca tenha tido uma licença legal.

Seu alvo era os imigrantes sem documentos de países de língua espanhola que buscavam carteiras de motorista e autorizações de trabalho na Flórida.

Reyes deu conselhos legais e de imigração falsos, imprecisos e incompletos às vítimas, a fim de induzi-las a pagar pelos seus serviços e os dos ministérios EHR, disseram os promotores.

Foram mais de 215 solicitações fraudulentas, com perdas planejadas para as vítimas superiores a US $ 1 milhão. As perdas reais de suas vítimas ultrapassaram US $ 411.000.

O falso advogado gastava o dinheiro do crime em viagens, compras de luxo, spas, joias e uma mesada para a namorada, disseram as autoridades. 

“Este criminoso enganou centenas de vítimas que pensavam estar iniciando um caminho para a cidadania legal”, disse o assistente especial encarregado do HSI Tampa, Michael Cochran. “Fraudes de identidade e benefícios são crimes que ameaçam a segurança nacional e pública dos EUA, criando vulnerabilidades em nosso sistema de imigração legal. Graças aos agentes especiais da HSI e aos nossos parceiros dos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA e do Gabinete do Xerife do Condado de Hillsborough, ele agora será responsabilizado por seus crimes. ”

Ele foi sentenciado no tribunal federal de Tampa, de acordo com os registros do tribunal. Ele se confessou culpado em dezembro de 2020 de fraude no correio e roubo de identidade agravado.

A orientação do Gazeta News para a comunidade brasileira é que, ao buscar qualquer profissional, cheque sempre se a pessoa é realmente licenciada pelo órgão competente na Flórida (Florida Bar) ou o órgão relacionado à atuação em caso de ser outro tipo de profissional (corretor de imóveis, por exemplo).