EUA estendem restrições de fronteira com o México

Por Arlaine Castro

fronteira-mexico-eua

O Departamento de Segurança Interna dos EUA estendeu na terça-feira, 20, as restrições a viagens não essenciais na fronteira EUA-México por mais 30 dias.

As restrições - agora em vigor há mais de um ano - limitam as viagens nos portos de entrada apenas a travessias "essenciais", inclusive para fins de trabalho ou médicos.

Cidadãos dos EUA e residentes legais permanentes também são considerados viajantes "essenciais". Na prática, as portas de entrada permanecem fechadas em grande parte aos cidadãos mexicanos que possuem vistos de turista, conhecidos localmente como cartões de passagem de fronteira.

Muitos residentes de Juárez têm visto de turista e estavam acostumados a viajar para El Paso para visitar a família e amigos e fazer compras.

O DHS postou seu anúncio no Twitter, como faz todos os meses desde 20 de março de 2020.

O tweet de terça-feira continha uma segunda parte que ofereceu esperança aos residentes próximos à fronteira que aguardam a reabertura dos portos: "Somos guiados por dados científicos e de saúde pública e nos engajamos em discussões com Canadá e México sobre como diminuir as restrições à medida que as condições de saúde melhoram."

Trinta e cinco por cento da população de El Paso foi totalmente vacinada; 56% da população recebeu pelo menos uma dose. As autoridades de saúde administraram mais de 564.000 doses.

O Secretário de Relações Exteriores do México também anunciou que o país estenderia as restrições a viagens em suas fronteiras terrestres do norte e do sul, anunciadas pela primeira vez no mês passado.