Apreensões na fronteira aumentaram em abril

Por Livia Mendes

Quantidade de crianças migrantes no mesmo período teve queda.

Mais de 178 mil imigrantes foram detidos na fronteira sudoeste em abril, marcando um recorde de 21 anos em apreensões mensais, enquanto o número de crianças migrantes cruzando a fronteira sem seus pais caiu 12%, de acordo com novos números publicados na última terça-feira (11) pela Alfândega e Fronteira Proteção.

O número de encontros mensais aumentou ligeiramente em relação a março, quando a Alfândega e Proteção de Fronteiras encontrou pouco mais de 173 mil imigrantes entrando nos Estados Unidos vindos da fronteira com o México.

A alta em 21 anos foi impulsionada principalmente por adultos solteiros que tentaram cruzar a fronteira ilegalmente, de acordo com dados do Customs and Bord Protection (CBP), a grande maioria dos quais foram expulsos. A administração Biden continua a recusar adultos solteiros e muitas famílias sob uma autoridade promulgada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) com o objetivo de impedir a disseminação do Covid-19.

A Alfândega e Proteção de Fronteiras disse que 62,5% de todos os imigrantes encontrados na fronteira sudoeste em abril foram expulsos sob a autoridade do CDC.

Crianças migrantes

Enquanto isso, o número de crianças da Guatemala, Honduras e El Salvador entrando nos Estados Unidos sem os pais caiu de 15.918 em março (o maior número desde o início da coleta de dados sobre crianças desacompanhadas em 2010) para 13.962 em abril.

O governo Biden também diminuiu o tempo que as crianças passam sob custódia da patrulha de fronteira. Em março, mais de 5 mil crianças estavam sob custódia da patrulha de fronteira, a maioria permanecendo acima do limite legal de 72 horas, gastando em média 115 horas em instalações sem camas ou chuveiros diários.

Na última terça-feira, 455 crianças estavam sob custódia da patrulha de fronteira, cada uma passando uma média de 28 horas nessas instalações.

O alívio da superlotação nas instalações de patrulha de fronteira significou mais crianças sob cuidados do Health and Human Services, onde são mais bem cuidadas e colocadas com um gerente de caso. Na terça-feira, havia mais de 20 mil crianças sob os cuidados do HHS.

Fonte: NBC News