Biden protege milhares de haitianos da deportação com nova medida

Por Livia

A decisão traz um grande alívio para os haitianos em comunidades nos EUA que construíram famílias, negócios e novas vidas.

O governo Biden está concedendo uma nova designação de 18 meses de Status de Proteção Temporária (TPS) para o Haiti, um movimento significativo que alivia a ameaça de deportação de milhares de haitianos e reconhece que as condições são tão terríveis em sua terra natal atormentada pela turbulência que eles não podem retornar com segurança.

O secretário do Departamento de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, anunciou a decisão no sábado (22) em meio ao aprofundamento da crise política e constitucional do Haiti e um aumento nos casos COVID-19. “O Haiti está atualmente passando por graves problemas de segurança, agitação social, um aumento nos abusos dos direitos humanos, pobreza incapacitante e falta de recursos básicos, que são agravados pela pandemia COVID-19”, disse Mayorkas.

As proteções humanitárias temporárias, disse ele, serão estendidas aos haitianos que vivem nos Estados Unidos a partir de sexta-feira. Isso inclui mais de 60 mil haitianos que já estavam se beneficiando do status de proteção, mas viviam com medo de deportação em meio a uma tentativa do governo Trump de encerrar o programa, e milhares de imigrantes haitianos recém-chegados que não tinham o status de proteção.

De acordo com o TPS, os estrangeiros têm permissão para viver e trabalhar temporariamente nos Estados Unidos se as autoridades dos EUA determinarem que as condições em seu país de origem são muito perigosas para um retorno. Ativistas de direitos humanos e imigração têm pedido ao governo Biden que continue com o status de proteção para o Haiti e reconheça a piora das condições do Haiti, redesenhando o país para permitir que um grupo mais amplo de pessoas seja enviado de volta.

Apoiadores do Haiti no Congresso pediram ao governo uma mudança na política EUA-Haiti e uma postura mais dura contra o impopular presidente do país, Jovenel Moïse, que governou por decreto e está promovendo um polêmico referendo de 27 de junho sobre um novo Constituição haitiana.

O senador norte-americano Bob Menendez, que escreveu a Biden junto com o senador republicano da Flórida Marco Rubio solicitando uma nova designação TPS, deu boas vindas a notícia. “A última coisa que nosso país deveria fazer é forçar uma comunidade inteira nos EUA a decidir entre colocar suas vidas em malas e separar suas famílias por meio de autodeportação, ou se tornarem indocumentados e forçados às sombras de nossa sociedade”, disse Menendez.

Fonte: Miami Herald