Chefe do DHS espera 'mudanças significativas' após revisões das ações do ICE

Por Arlaine Castro

Agência afirma que a política da era Trump é "ineficaz" e pretende cancelar as multas já emitidas.

O chefe do Departamento de Segurança Interna (DHS) disse que espera "mudanças significativas" nas agências do Imigração e Fiscalização Alfandegária (ICE) dos EUA após a conclusão de uma revisão da agência pela administração Biden nos próximos meses.

Falando com o The Washington Post, Alejandro Mayorkas disse que planeja reorganizar as prioridades da agência, que viu oposição feroz dos democratas durante as repressões da imigração na era Trump, sem diminuir seu tamanho ou escopo geral.

“Para ser franco, estou lutando contra quais serão essas mudanças”, disse Mayorkas ao Post.
“Estou realmente focado em que ela se torne uma das principais agências de segurança nacional e aplicação da lei”, ele continuou. “Eu realmente quero elevar todos os outros trabalhos que [ICE] faz e também garantir que seu trabalho de imigração civil seja bem focado no serviço da missão de segurança nacional e proteção pública.”

O Post relata que, em meio à revisão ordenada pelo presidente Biden, uma nuvem de incerteza desceu sobre a agência, que alguns liberais procuram abolir por completo.

Menos prisões de indocumentados

Os agentes do ICE realizam atualmente uma média de uma prisão de indocumentado a cada dois meses, e a agência como um todo deportou menos de 3.000 migrantes no mês passado, menos do que qualquer outro momento em sua história registrada.

Os oficiais do ICE que falaram com o Post descreveram muitos funcionários com mais tempo livre ou em outra atividade com a redução de operações de fiscalização para realizar.

Reforma da imigração

Os comentários de Mayorkas ocorrem no momento em que o presidente Biden está sendo criticado por democratas e republicanos sobre a questão da reforma da imigração, com os republicanos 'martelando' a Casa Branca por causa de uma onda de migrantes e menores desacompanhados, em particular na fronteira EUA-México, enquanto progressistas na própria fronteira partido exigiu a suspensão das deportações e o fim da detenção de menores.

Um grupo de democratas escreveu a Mayorkas no mês passado e instou-o a implementar reformas nas políticas de detenção do DHS enquanto o Congresso debate mudanças mais amplas no sistema de imigração. Com informações do The Hill.