Crianças enfrentam frio e sujeira em campo de detenção

Por Arlaine Castro

Atualmente, mais de 20 mil delas estão em algum centro de detenção.

Os Estados Unidos possuem um vasto sistema de centros de detenção espalhados por todo o país, que abrigam mais de 20 mil crianças migrantes. Em uma investigação especial, a BBC descobriu denúncias de baixas temperaturas, doenças, negligência, piolhos e sujeira, por meio de uma série de entrevistas com crianças e funcionários.

Durante março e abril, mais de 36 mil crianças entraram nos Estados Unidos desacompanhadas de um adulto. Um recorde nos últimos anos. Atualmente, mais de 20 mil delas estão em algum centro de detenção pelo país, dos quais pelo menos 13 são novos.

Muitas crianças que viajam sozinhas partem nesta jornada na esperança de se reunir com um dos pais que já está em território americano. Mais de 80% delas já têm algum familiar no país, afirma o governo.

No fim de março, o CBP divulgou imagens perturbadoras das condições precárias dentro de uma instalação específica em Donna, no Texas — formada por uma série de tendas brancas. A unidade havia sido projetada para acomodar 250 pessoas, mas chegou a abrigar mais de 4 mil no pico de ocupação.

Os jornalistas da BBC não foram autorizados a falar com as crianças lá dentro. Eles rastrearam as crianças que foram liberadas para descobrir as condições nos centros de detenção.

Uma das entrevistadas é Ariany, de dez anos, natural de Honduras e conta que atravessou a fronteira sozinha, passou 22 dias detida, a maior parte do tempo no acampamento de Donna. Ela estava espremida em um cubículo de plástico — assim como várias outras crianças, de bebês a adolescentes —, enrolada em um cobertor de emergência prateado. "Estávamos com muito frio", diz ela. "Não tínhamos onde dormir, então dividimos colchonetes. Éramos cinco meninas em dois colchonetes."

Ariany conseguiu finalmente se reunir com a mãe, Sonia, no fim de março. Ela havia passado as informações de contato da mãe para as autoridades americanas que foram capazes de localizá-la.

Algumas meninas no centro de Donna podiam tomar banho uma vez por semana, mas outras relataram que não tomaram banho por várias semanas seguidas. Paola, outra detenta, sofreu com a sujeira.

"Comecei a sentir minha cabeça coçando e percebi que não era normal. Eles examinaram minha cabeça e falaram que eu estava com piolho."

Além disso, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos registrou mais de 3 mil casos da covid-19 entre crianças migrantes somente no Texas desde o ano passado. Não se sabe qual é o número total de casos nos novos abrigos de emergência em todo o país. Com informações da BBC.