Governador do Texas declara emergência e diz que vai prender imigrantes que cruzarem a fronteira

Por Arlaine Castro

O Departamento de Segurança Pública do Texas "fez mais de 1.300 prisões criminais, mais de 35.000 detenções de migrantes ilegais e apreendeu mais de 10.000 libras de drogas e mais de 100 armas de fogo" desde 6 de março, disse o governador do Texas, Greg Abbott.

O governador republicano do Texas, Greg Abbott, emitiu uma declaração de desastre para 34 condados ao longo ou perto da fronteira do estado de Lone Star com o México na terça-feira, 1°, alegando que as políticas de imigração do presidente Biden permitiram uma enxurrada de drogas e membros de gangues.

“As políticas de fronteira aberta do presidente Biden abriram caminho para que gangues e cartéis perigosos, traficantes de seres humanos e drogas mortais como o fentanil sejam despejados em nossas comunidades”, disse Abbott em um comunicado.

“Enquanto isso, os proprietários de terras ao longo da fronteira estão vendo suas propriedades danificadas e vandalizadas diariamente, enquanto o governo Biden não faz nada para protegê-los.”

Na declaração, Abbott observou que as tropas do Departamento de Segurança Pública do Texas “fizeram mais de 1.300 prisões criminais, prenderam mais de 35.000 migrantes ilegais e apreenderam mais de 10.000 libras de drogas e mais de 100 armas de fogo” desde 6 de março deste ano. Ele também afirmou que, entre janeiro e abril, os soldados interceptaram “21,5 milhões de doses letais de fentanil”.

Grande parte dos imigrantes que cruzam a fronteira entre o México e os Estados Unidos acabam em McAllen, uma cidade de quase 142.000 habitantes no Vale do Rio Grande, o extenso extremo sul do Texas.

Esta passa a ser a rota mais curta para os migrantes da América Central que chegam aos EUA. O Vale do Rio Grande fica ao longo da fronteira EUA-México, abrangendo grande parte do sul do Texas e se estendendo até o Golfo do México. Muitos residentes são descendentes de mexicanos e falam espanhol, embora haja um forte sentimento de orgulho americano.

The Valley ", como os habitantes locais o chamam, desempenha um papel enorme no cuidado de migrantes, uma vez que eles estão fora da custódia da Alfândega e da Proteção de Fronteiras. Organizações e governos locais se esforçam para fornecer alimentos, roupas, testes de coronavírus e uma oportunidade de encontrar familiares que recebam os imigrantes.

Embora a Casa Branca reconheça que as comunidades fronteiriças são importantes para lidar com o fluxo de chegadas na fronteira, os líderes comunitários e oficiais querem mais comunicação de Washington, já que as localidades assumem o processamento diário dos migrantes.

“Por causa de nossa estação de ônibus, recebemos o peso de tudo”, disse o prefeito de McAllen, Jim Darling, ao USA TODAY, observando que uma noite, havia pelo menos 500 migrantes esperando por ônibus para levá-los na próxima fase de sua viagem para seus patrocinadores ou famílias.

Apesar de o governo Biden rejeitar a maioria dos migrantes que solicitam asilo, crianças desacompanhadas e algumas famílias são permitidas. Mas isso levou à superlotação nas instalações da Patrulha de Fronteira e a um longo processamento para unidades familiares sob uma ponte perto de McAllen.

“Ao declarar um estado de desastre nesses condados, o Texas terá mais recursos e estratégias à nossa disposição para proteger os proprietários de terras e fazer cumprir todas as leis federais e estaduais de combate às atividades criminosas decorrentes da crise de fronteira. Trabalhando junto com as autoridades locais, o estado continuará a tomar medidas robustas e significativas para manter nossas comunidades seguras", disse o governador.

“Nossa legislatura estadual alocou cerca de US $ 800 milhões a cada dois anos para que o estado pague por essa [segurança de fronteira]”, disse Abbott ao “Sunday Morning Futures” da Fox News em 2 de maio.

“Este ano, por causa do tempo prolongado que teremos a Guarda Nacional na fronteira, provavelmente - certamente - excederá um bilhão de dólares para o estado ter que proteger os Estados Unidos da América.”

Sua declaração afirma que o estado gastou aproximadamente US $ 3,5 bilhões na segurança das fronteiras desde 2014, aponta o The New York Times.

Em Donna, a menos de 24 quilômetros de McAllen, um campo de tendas brancas fica ao lado de um prédio de apartamentos amarelo. As tendas - que foram montadas pelo CBP e pela Health and Human Services para abrigar crianças migrantes desacompanhadas - ficam a menos de dois quarteirões de uma escola primária. Várias casas unifamiliares cercam o complexo.

O presidente Joe Biden foi fortemente criticado por ambos os lados do corredor por sua administração lidar com o aumento de migrantes. Durante os primeiros meses de sua presidência, as autoridades experimentaram superlotação em instalações parecidas com prisões do CBP, como a de Donna, onde algumas crianças foram mantidas por mais do que o limite legal de 72 horas. Com informações do The New York Times e USA Today.