Em Cancun, agentes do CBP vão identificar turistas de "alto risco" de imigração ilegal aos EUA

Por Arlaine Castro

Cancún está na "tela do radar".

Autoridades de fronteira dos EUA foram destacadas para ajudar funcionários da imigração mexicana a detectar turistas que chegam a Cancún, no México, com a intenção de seguir para a fronteira sul dos Estados Unidos para entrar ilegalmente no país ou tentar asilo, segundo dois funcionários do Departamento de Segurança Interna.

O esforço faz parte de uma abordagem para conter o fluxo de migração para a fronteira EUA-México após meses consecutivos de aumento de prisões. Em maio, as autoridades de fronteira encontraram cerca de 180.000 migrantes na fronteira sudoeste, de acordo com uma das autoridades, colocando os EUA no caminho para superar a crise de 2019, faltando quatro meses para o ano fiscal.

A expansão para Cancún faz parte de um programa existente para posicionar oficiais da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA com seus colegas estrangeiros em "locais estrategicamente posicionados", onde trabalham ao lado das autoridades de imigração para identificar pessoas que provavelmente estão indo em direção aos EUA com a intenção de entrar ilegalmente , de acordo com um dos funcionários da Segurança Interna.

Cancún está na "tela do radar" há algum tempo, segundo um ex-funcionário da Alfândega e Proteção de Fronteiras, porque tem um dos principais aeroportos do México com viagens internacionais significativas. A expansão para Cancún estava "há muito tempo em andamento" porque as autoridades norte-americanas a identificaram como uma das rotas usadas por pessoas que cruzam ilegalmente a fronteira sul dos Estados Unidos, acrescentou o funcionário do DHS.

Ele destaca a evolução do cenário de migração e os vários métodos usados pelos migrantes para chegar à fronteira sul dos Estados Unidos.

Governo Biden

No esforço do atual governo Biden para conter a imigração ilegal pela fronteira sul, a vice-presidente Kamala Harris se encontrou com o presidente da Guatemala Alejandro Giammattei na segunda-feira e com o do México, Andrés Manuel López Obrador.

Na Guatemala, Harris enviou uma mensagem direta aos imigrantes: "Não venham de forma ilegal" e disse acreditar fortemente que os EUA e o México estão "embarcando em uma nova era" e citou o relacionamento de longa data entre os dois países. Essa parceria inclui colaboração na fiscalização da imigração.

Há várias nacionalidades chegando à fronteira dos Estados Unidos com o México. Embora a maioria seja do México e dos países do Triângulo Norte da Guatemala, El Salvador e Honduras, quase 34.000 foram listados como "outros" no grupo de cidadania em abril, de acordo com a Alfândega e Proteção de Fronteiras. Essa categoria inclui, por exemplo, pessoas do Brasil e da Venezuela.

Como parte do programa, as autoridades americanas trabalham com o país anfitrião para identificar pessoas que apresentam "alto risco" de imigração ilegal e detê-las antes de prosseguir.

Os EUA também dobraram o contrabando de pessoas, lançando operações focadas no desmantelamento de redes e impondo consequências aos traficantes.

"Com a ajuda de nossos parceiros federais e estrangeiros, pretendemos cortar o acesso a esse lucro negando a esses criminosos a capacidade de se envolver em viagens, comércio e finanças nos Estados Unidos. Pretendemos interromper todas as facetas da rede logística que essas organizações usam para ter sucesso ", disse o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, em um comunicado de abril. Com informações da CNN.