Casa Branca vai encerrar medida que recusa famílias imigrantes na fronteira pela COVID-19

Por Arlaine Castro

"Não é verdade que todos podem ir agora para os Estados Unidos e eles serão regularizados, isso ainda não está definido", ressaltou o presidente mexicano López Obrador.

A Casa Branca considera encerrar em 31 de julho o uso de uma ordem de saúde pública da era Trump que vem permitindo que as autoridades de fronteira dos EUA devolvam rapidamente famílias de migrantes ao México.

Em meio a um aumento recorde de imigração ilegal para a América, inclusive de brasileiros, atingindo mais de 170.000 imigrantes pela fronteira por mês, o presidente Biden está considerando encerrar a ordem que permitiu que as autoridades de imigração dos EUA na fronteira sul expulsassem rapidamente mais de 618.000 migrantes.

O Título 42 - a política estabelecida através dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças para evitar a transmissão ainda maior de COVID-19 dentro dos EUA - permite que a Alfândega e a Proteção de Fronteiras expulsem os migrantes para evitar a propagação do vírus nas instalações de detenção.

A ordem de saúde pública, promulgada pelo então presidente Donald Trump em março de 2020, não foi revertida por Biden, apesar da pressão contínua de ativistas de imigração, grupos de direitos humanos e da American Civil Liberties Union.

De acordo com informações de funcionários do governo ao portal Axios nesta segunda-feira, 21, Biden está considerando encerrar o pedido já em 31 de julho. Dezenas de milhares de familiares de imigrantes foram enviadas de volta para o México com a medida.

Funcionários do CDC expressaram sua oposição ao uso da ordem como um mecanismo para conduzir a política de imigração e funcionários do alto escalão, relatou o veículo, sugeriram a Biden que ele aproveitasse o momento para encerrá-la.

A ACLU suspendeu temporariamente as ações judiciais relacionadas à expulsão de famílias de migrantes enquanto a nova administração decide como seguirá em frente com a política. A organização sem fins lucrativos está em negociações com Biden sobre o assunto.

Em uma declaração à Axios, um funcionário da Casa Branca disse que é “uma decisão de saúde pública que será tomada em última instância com base nesses fundamentos. Eles acrescentaram que o governo não se adiantaria a nenhuma determinação do CDC.

A destruição das políticas de fronteira de Trump pelo governo Biden gerou uma enxurrada de imigrantes indocumentados da América Central e do México na fronteira dos EUA, incluindo milhares de crianças desacompanhadas.