Mais de 600 brasileiros tiveram deportação confirmada após processo no ano fiscal de 2021

Flórida é o quarto estado em número de brasileiros (62) que receberam a ordem de deportação até maio.

Por Arlaine Castro

Até maio, 614 imigrantes brasileiros tiveram a ordem de deportação confirmada em tribunal nos EUA.

Resultados dos processos de deportação em Tribunais de Imigração mostram que até maio, 614 imigrantes brasileiros receberam ordem de deportação nos EUA neste ano fiscal de 2021, que vai até setembro. Em contrapartida, 1.118 brasileiros passaram pelo processo e foram autorizados a permanecer no país.

Ao todo, até maio, foram dadas 27.925 ordens de deportação a imigrantes de diversas nacionalidades em todo o país. O Brasil é o quinto país em número de cidadãos a serem deportados nacionalmente, atrás do México, Guatemala, Honduras e El Salvador.

Massachusetts lidera

Segundo os registros, compilados pela Universidade de Syracuse, o estado com maior número de brasileiros na fila para a deportação neste ano fiscal é Massachusetts, com 211 deles. Em seguida vem, respectivamente: Connecticut com 90, Pensilvânia com 64 e a Flórida com 62. New Jersey tem 40. Depois vem Nova York com 27; Texas com 20, Carolina do Norte 19, Geórgia 14, Califórnia com 13, Ohio 12, Novo México, 11,e Utah e Maryland empatados com 8, Louisiana e Nevada com 4, Washington, 3, Arizona e Havaí, 2, Colorado, Tennessee, Porto Rico (território), e Illinois, têm todos 1 brasileiro que recebeu ordem de deportação.

Na Flórida, Orlando lidera como cidade com tribunal de imigração da Flórida com mais ordens a brasileiros: 31. Miami-Krome Immigration Court, 21, e Miami, 10.

Por outro lado, os brasileiros que passaram pelo processo e puderam ficar somaram 1.118 nos EUA, sendo: 211 no Texas, 169 em Massachusetts, 119 na Califórnia, 102 na Flórida, 81 na Pensilvânia, 71 na Louisiana, 60 no Arizona, 55 no Missouri, 44 na Geórgia, 34 em New Jersey, 29 em Nova York, 26 no Colorado, 24 em Nevada, 21 em Porto Rico, 19 em Connecticut, 17 na Carolina do Norte, 12 em Maryland, 11 no Novo México, 6 em Ohio, 3 no Havaí, e 1 na Virgínia, Utah,Washington e Illinois.

A advogada de imigração na Flórida, Haydee Nascimento, explica que há diferentes processos que envolvem uma ordem de deportação e que há chance de revertê-la, dependendo das circunstâncias.

"Em um dos meus casos atuais consegui reverter uma ordem que um cliente tinha recebido. Ele havia entrado com pedido para extensão do visto, mas mudou da residência e por isso teve problemas com as cartas da imigração e não soube de uma ordem para se apresentar ao escritório de imigração (Notice to appear). Ele entrou com novo processo por casamento meses depois e já estava na etapa de entrevista quando soube da ordem. Considero uma vitória muito grande eles terem concordado em encerrar o processo de deportação dele", conta a advogada.