"EUA rejeitarão haitianos e cubanos que vêm pelo mar", diz diretor do DHS

Por Arlaine Castro

Grupo de imigrantes pede socorro na costa de Port St. Lucie.

O governo Biden está enfrentando um revés por parte dos defensores dos direitos dos imigrantes depois que o secretário do Department of Homeland Security (DHS), Alejandro Mayorkas, disse na terça-feira, 13, que haitianos e cubanos que fogem de violentas crises políticas em seus países de barco não teriam permissão para entrar nos EUA, mesmo que estabelecessem um pedido de asilo confiável.

Em vez disso, disse Mayorkas, aqueles com reivindicações confiáveis serão realocados em países terceiros para reassentamento.

“Nunca é o momento certo para tentar a migração por mar”, disse Mayorkas em entrevista coletiva.  “Deixe-me ser claro: se você for para o mar, não virá para os Estados Unidos", completou. 

Muitos defensores dos direitos dos imigrantes responderam na quarta-feira, 14, conclamando o governo a repensar sua posição após o assassinato do presidente haitiano Jovenel Moïse e alguns dos maiores protestos de rua cubanos em décadas.

“Esta mensagem vergonhosa do governo dos EUA para offshore de suas responsabilidades pela proteção dos refugiados é um horrível afastamento do compromisso prometido pelo governo com os direitos humanos e a justiça racial”, disse Denise Bell, pesquisadora para os direitos dos refugiados e migrantes da Amnistia Internacional dos EUA.

O próprio Mayorkas imigrou para os EUA ainda criança quando sua família fugiu de Cuba, uma experiência da qual ele tirou durante seu depoimento perante o Congresso enquanto buscava confirmação como secretário do Departamento de Segurança Interna.

“É decepcionante ver o secretário Mayorkas, ele próprio filho de refugiados cubanos, tentando excluir esse direito dos cidadãos cubanos e haitianos quando eles mais precisam”, disse Efrèn Olivares, vice-diretor jurídico para justiça imigrante do Southern Poverty Law Center.

De acordo com a legislação internacional e dos Estados Unidos, os solicitantes de refúgio podem fazer reivindicações, independentemente de como entram no país.

Mas os EUA têm um histórico de interditar e recusar migrantes cubanos e haitianos que tentam chegar aos EUA de barco. A política foi fortemente criticada na década de 1990, quando milhares de imigrantes haitianos foram detidos pelos EUA na Baía de Guantánamo. Com informações da CNBC.