USCIS retira exigência de extensão a turistas solicitantes de visto de estudante (F1)

Por Arlaine Castro

Uma nova orientação política elimina a necessidade de indivíduos que solicitaram uma mudança de status (COS) para estudante (F-1) ter que alterar ou estender seu status de turista.

Os Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira, 20, uma nova orientação política que elimina a necessidade de indivíduos que solicitaram uma mudança de status para estudante (F-1) ter que alterar ou estender seu status de turista.

Segundo a USCIS, a decisão vale para imigrantes que já se encontram nos Estados Unidos.

De acordo com a política anterior, os candidatos precisavam estender ou renovar o status anterior, garantindo assim que eles não teriam uma “lacuna” de status enquanto durasse o processo. 

"Para evitar uma 'lacuna' no status, o USCIS concederá a mudança de status para F-1 com efeito no dia em que aprovarmos o Formulário I-539 de um candidato (Application to Extend/Change Nonimmigrant Status)", informou a agência.   

Mas reiterou que não deve haver violações. "Se aprovarmos uma inscrição mais de 30 dias antes da data de início do programa do aluno, este deve garantir que não violará seu status F-1 durante esse período. Um exemplo de violação seria o emprego, incluindo emprego no campus, mais de 30 dias antes da data de início do programa, conforme listado no Formulário I-20", escreveu a agência em comunicado.

A nova política reduzirá a carga de trabalho e os custos tanto para os candidatos quanto para a USCIS. A agência está revisando as instruções do Formulário I-539 para refletir essas alterações.

Para obter mais informações, consulte o site oficial da USCIS.