Casal de Ribeirão Preto (SP) desaparece após tentar travessia ilegal para os EUA

Por Arlaine Castro

Raiane Samira dos Santos de 23 anos viajou com o marido e Daniel San Mourão Almeida, para o México no dia 10 de fevereiro e a travessia foi feita no dia 12 de março.

Um casal de Ribeirão Preto desapareceu após tentar fazer uma travessia ilegal pelo mar entre os estados de Baja, no México e a Califórnia.

Segundo relato da amiga Beatriz Isabela ao Gazeta News, a amiga Raiane Samira dos Santos de 23 anos viajou com o marido e Daniel San Mourão Almeida, para o México no dia 10 de fevereiro e a travessia foi feita no dia 12 de março. Desde então, eles não se comunicam mais com as famílias e elas estão desesperadas por notícias.

A mãe de Raiane, Sabrina dos Santos, disse ao jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, que os dois embarcaram nesta aventura em busca de uma vida melhor. Eles venderam tudo que tinham. "Na pandemia, meu genro perdeu o emprego, ele trabalhava em um posto de gasolina como frentista. Ela era atendente de telemarketing e saiu do trabalho", explica.

Sabrina conta que os irmãos do Daniel moram nos Estados Unidos e também estão ajudando nas buscas.
Desde o paradeiro da filha e do genro, ela disse que não dorme direito. "Fizemos contatos com os consulados do México, Los Angeles, Boston e em São Paulo, mas não consta o nome deles em nenhum lugar. Está todo mundo angustiado", disse.

Apesar da falta de informações, ela acredita que o casal está preso em algum abrigo e, por isso, ainda não conseguiu se comunicar com a família. "A gente acha que é por conta da demanda, todo dia a gente vê na internet, que tem entre 300 e 500 pessoas tentando entrar lá".

Segundo o jornal local, o Itamaraty está ciente do caso e em contato com os familiares. Em atendimento ao direito à privacidade e em observância ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012, informações detalhadas poderão ser repassadas somente mediante autorização dos envolvidos. Assim, o MRE não poderá fornecer dados específicos sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros.