13% dos indocumentados liberados nos EUA compareceram ao ICE

De março a julho, cerca de 55.000 imigrantes foram liberados na fronteira.

Por Arlaine Castro

Apenas 6.700 compareceram aos escritórios do ICE até 26 de julho.

 

Apenas 13% dos cerca de 50.000 imigrantes indocumentados libertados na fronteira para dentro dos EUA sem uma data de julgamento - mas obrigados a se apresentar ao Departamento de Imigração e Alfândega - se deram ao trabalho de aparecer, disse um novo relatório informado pelo portal Axios.

Antes de serem liberados em solo americano, os imigrantes receberam uma lista de endereços e contatos para escritórios do ICE em todo o país e foram orientados a se reportar a um deles ao chegar ao seu destino para buscar autorizações de trabalho.

55.000 imigrantes foram liberados nos EUA de março a julho, mas apenas 6.700 compareceram aos escritórios do ICE até a segunda-feira, 26, disse o relatório, citando dados do Departamento de Segurança Interna.

Dos que não compareceram, 16.000 estão além do período de 60 dias que receberam como permissão quando foram presos. Cerca de 27.000 imigrantes que cruzaram a fronteira e foram libertados durante o mesmo período também não compareceram, mas ainda estão dentro da janela de 60 dias.

“Enquanto os indivíduos têm 60 dias para verificar com o ICE, muitos estão proativamente entrando em contato para começar seu processamento oficial de imigração, incluindo o recebimento de uma Notificação de Comparecimento”, disse o porta-voz do DHS, Meira Bernstein, à Axios. “Aqueles que não o fazem, como qualquer pessoa que está em nosso país sem situação legal, estão sujeitos a remoção pelo ICE.”

De acordo com a Alfândega e Proteção de Fronteiras, houve 1.078.226 encontros no ano fiscal de 2021, que vai de 1º de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021 - um aumento de 102% em relação ao ano fiscal de 2020.

Os imigrantes continuam sendo libertados na fronteira e vão para seus destinos dentro do país. Até segunda-feira, 7.300 migrantes na região do Vale do Rio Grande foram libertados na semana passada sem receber uma data de julgamento.

O número de encontros tem sido especialmente alto no setor do Vale do Rio Grande. Brian Hastings, o chefe de patrulha da área, disse em uma postagem no Twitter que 20.000 imigrantes ilegais foram presos em uma semana.

Veja aqui os números no site oficial do CBP.