CDC exige vacinação completa contra covid-19 a solicitantes de Green Card

Por Arlaine Castro

Medida vale para imigrantes em processo para a residência permanente.

Os EUA exigirão vacinas COVID-19 para imigrantes e refugiados. A partir de 1º de outubro, os candidatos a imigrantes para o status de residente permanente nos EUA devem ser vacinados contra a COVID-19, anunciou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

"A vacinação COVID-19 agora atende aos critérios de vacinação para requerentes de status de refugiado ou imigrante. Todos os candidatos que receberem o exame médico de um Cirurgião Civil ou Médico do Painel em ou após 1º de outubro de 2021 estarão sujeitos a este requisito e são encorajados a completar uma série de vacinas COVID-19 o mais rápido possível. Se a vacina COVID-19 é uma série de duas doses, ambas as doses devem ser documentadas”, informa a agência.

Segundo o CDC, os candidatos, definidos nestas Instruções Técnicas como pessoas que solicitam o ajuste de status para residência permanente nos EUA, são examinados clinicamente bem antes do ajuste de status. Assim, uma triagem negativa para COVID-19 no momento da avaliação médica não garante que o requerente não terá COVID-19 no momento em que se tornar um Residente Permanente Legal.

“Se nenhuma vacina COVID-19 estiver disponível rotineiramente no estado onde o Cirurgião Civil pratica, o motivo 'Não disponível rotineiramente' deve ser documentado”, explica o site do CDC.

Exceções

Exceções a esta regra são crianças para as quais as vacinas COVID-19 não são recomendadas devido à sua idade, pessoas com motivos de saúde que não podem obter a vacina e requerentes de países onde as vacinas COVID-19 "não são rotineiramente acessíveis."

Isenções também serão consideradas para pessoas com objeções religiosas ou morais ao recebimento da vacina. As decisões sobre esses candidatos serão feitas individualmente pelos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS). Mas os candidatos à imigração que simplesmente recusarem a vacina sem motivo serão considerados inadmissíveis.

Entrada nos EUA

"Além disso, todos os passageiros aéreos que chegam aos Estados Unidos, incluindo candidatos a refugiado ou status de imigrante, são obrigados a apresentar um resultado negativo do teste viral obtido dentro de 3 dias da partida, ou documentação de recuperação de COVID-19 nos últimos 3 meses, antes de embarcar em um voo para os Estados Unidos ", anunciou o CDC.