Juiz bloqueia ordem de Biden que reduz prisões e deportações do ICE

Para o atual governo, agentes devem se concentrar em imigrantes considerados uma ameaça nacional.

Por Arlaine Castro

Os agentes devem obter aprovação do supervisor para prisão de imigrantes.

Um juiz federal bloqueou um conjunto de regras dadas pelo governo Biden que limitavam quem os agentes de deportação deveriam deter e deportar do país.

Na quinta-feira, 19, o juiz do Tribunal Distrital dos EUA, Drew Tipton, proibiu os funcionários federais de fazer cumprir duas diretivas que instruíam os agentes de Imigração e Fiscalização Alfandegária (ICE) a se concentrarem na prisão de recém-cruzadores da fronteira, bem como imigrantes considerados como uma ameaça à segurança pública ou nacional.

De acordo com as novas "prioridades de fiscalização", os agentes do ICE são obrigados a obter a aprovação do supervisor antes de prender os imigrantes que vivem nos EUA sem permissão legal que não se enquadrem nas categorias especificadas.

Os memorandos emitidos em janeiro e fevereiro são parte de uma iniciativa mais ampla da administração Biden para remodelar as operações do ICE no interior dos EUA. Outras diretivas do presidente instruem os agentes a evitar deter vítimas de crimes graves e mulheres grávidas ou amamentando.

Funcionários do governo Biden argumentaram que os limites de detenções pelo ICE permitem que a agência concentre seus recursos finitos na detenção de imigrantes com graves condenações criminais, enquanto poupa imigrantes indocumentados sem antecedentes criminais que vivem nos EUA há anos.

Mas para o juiz, que foi nomeado para a bancada federal pelo ex-presidente Trump, as prioridades do governo Biden podem levar os oficiais do ICE a violarem as leis que regem a detenção de imigrantes que o governo busca deportar. Além disso, o juiz argumenta que houve violação da lei administrativa federal, uma vez que a ordem deveria ter sido aberta a comentários do público.

No início deste ano, Tipton bloqueou a proposta de moratória de 100 dias do governo Biden para a maioria das deportações do ICE, dizendo que o plano violava a lei de imigração dos EUA. Com informações da CBS News.