Califórnia, Texas e Flórida têm o maior número de cidadãos americanos que vivem com indocumentados

Por Arlaine Castro

Na Flórida, em torno de 722.000 cidadãos americanos - 343.000 deles crianças - vivem com imigrantes sem documentos.

Califórnia, Texas e Flórida são os estados com maior número de cidadãos dos EUA que vivem sob o mesmo teto de um indocumentado e mais da metade dos cidadãos dos EUA que vivem em famílias de status misto moram nesses estados.

Os dados são de um relatório divulgado este mês pelo grupo de defesa de imigrantes FWD.us e baseado no censo. 

O estado com maior número é a Califórnia, onde mais de dois milhões (2.448.000) de cidadãos americanos - adultos e crianças - vivem com imigrantes sem documentos. No Texas, são 1,877,000 cidadãos americanos nessa situação, e em Nova York, 630.000 cidadãos americanos - adultos e crianças - vivem com imigrantes sem documentos.

Na Flórida, mais do que NY, 722.000 cidadãos americanos - 343.000 deles crianças - vivem com imigrantes sem documentos. 285.000 filhos de cidadãos americanos moram com um dos pais indocumentado e 132.000 cidadãos americanos têm um cônjuge sem documentos.

Mais de 22 milhões de pessoas nos EUA vivem em famílias com status misto, onde pelo menos uma pessoa sem documentos mora com cidadãos americanos, titulares de green card ou outros imigrantes temporários legais. Ao todo, mais de 1 em cada 20 pessoas nos EUA estão sob constante ameaça de serem separadas de seus familiares e entes queridos em suas casas, segundo a pesquisa.

Ao todo, 10,6 milhões de americanos vivem com um imigrante sem documentos, um ponto de dados que está levando os defensores a clamar por reformas de imigração no nível federal, bem como em Nova York.

Os dados destacam o amplo impacto que as políticas de imigração têm sobre as famílias e lares, especialmente em estados como Nova York, que tem uma grande população de imigrantes.

No geral, quase 1,7 milhão de cidadãos americanos têm um cônjuge sem documentos. Aproximadamente um quarto está casado há 20 anos ou mais, enquanto mais da metade está casada há 10 anos ou mais.

Economia

Na pesquisa, cujo objetivo é mostrar que os imigrantes indocumentados integram a comunidade americana, o FWD.us apontou os benefícios econômicos das mudanças no status de imigração, estimando que isso poderia agregar US $ 59 bilhões à economia.

“Milhões de imigrantes sem documentos e seus entes queridos continuam a viver no limbo devido à inércia do Congresso sobre a reforma da imigração”, disse Phillip Connor, demógrafo sênior do FWD.us. “Além dos benefícios econômicos que um caminho para a cidadania proporcionaria, temos o imperativo moral de manter as famílias de status misto e todas as famílias de imigrantes indocumentados seguras e juntas. Um caminho para a cidadania a partir do Congresso é a única solução. ”

Para ver a pesquisa na íntegra, clique aqui.