Consulados dos EUA poderão dispensar solicitantes de visto F, M e J de entrevistas

Por Arlaine Castro

Estudantes estrangeiros nos EUA.

O Departamento de Estado dos EUA anunciou que funcionários consulares 'podem' optar por dispensar a entrevista de visto vistos F, M e J para estudantes. A medida visa agilizar os processos nos consulados americanos no exterior.

Segundo o comunicado, o Departamento de Estado afirma que até o final de 2021 autorizou os funcionários consulares a permitir que certos candidatos a vistos F, M e J (estudantes, professores, pesquisadores, bolsistas de curto prazo ou especialistas) recebam o visto sem uma entrevista pessoal em seu distrito consular de residência.

No entanto, a regra vale para solicitantes que já têm qualquer outro tipo de visto e que nunca tiveram um visto recusado.

"Os funcionários consulares podem, se assim escolherem, e de acordo com as condições locais, dispensar agora a exigência de entrevista de visto para os requerentes de visto F, M e J que já receberam qualquer tipo de visto e que nunca tiveram o visto recusado, a menos que tal recusa tenha sido superada ou dispensada, e que não têm inelegibilidade aparente ou potencial inelegibilidade", diz o órgão.

A medida também se aplica para solicitantes que não possuem nenhum visto (primeira vez), mas que sejam cidadãos ou nacionais de um país que participa do Programa de Isenção de Visto (Visa Waiver Program -VWP), desde que não tenham inelegibilidade aparente ou potencial inelegibilidade. Neste caso, brasileiros não fazem parte.

O Departamento de Estado esclarece que cada seção consular está continuamente revisando sua capacidade de julgar pedidos de visto durante esta pandemia mundial e orienta que os candidatos verifiquem o site da embaixada ou consulado dos EUA para confirmar o nível dos serviços oferecidos atualmente e também sobre a emissão de um visto sem entrevista.

Aqueles candidatos que forem considerados qualificados para um visto F-1 ou M-1 serão automaticamente considerados para uma Exceções de Interesse Nacional (NIEs) para viajar. Estudantes e acadêmicos viajando com vistos J-1 devem entrar em contato com a embaixada ou consulado mais próximo antes de viajar para receber um NIE.

Para ler o comunicado na íntegra, clique aqui.