Parlamentar do Senado rejeita proposta de imigração dos democratas

Por Arlaine Castro

As disposições para a reforma imigratória não cumpriam as regras.

O parlamentar do Senado rejeitou a tentativa dos democratas de incluir mudanças na imigração em uma ampla medida de reconciliação do orçamento de US $ 3,5 trilhões, um golpe nos esforços para criar um caminho para cidadania para milhões de imigrantes pela primeira vez em décadas.

Em uma decisão de domingo à noite, Elizabeth MacDonough, parlamentar do Senado desde 2012, apartidária das regras da Câmara e comumente chamada de "árbitro do Senado", concluiu que as disposições propostas, que poderiam ter colocado milhões de imigrantes indocumentados, incluindo aqueles trazidos para os EUA quando crianças, em um caminho para a residência permanente, não cumpriam as regras processuais do Senado que regem o processo de reconciliação.

A parlamentar argumentou que as mudanças propostas na lei de imigração são "mudanças de política" e que o impacto no orçamento foi apenas incidental, dizendo que "não era apropriado para inclusão na reconciliação".

“As mudanças de política desta proposta superam em muito o impacto orçamentário atribuído a ela e não é apropriado para inclusão na reconciliação”, disse MacDonough em uma cópia da decisão obtida pela Lista de Chamadas CQ.

Incluir a política de imigração no pacote de US $ 3,5 trilhões sempre foi um tiro no escuro. Esforços anteriores para reformar as leis de imigração falharam - mesmo as disposições que são populares, como fornecer um caminho para a cidadania para os chamados Sonhadores que foram trazidos para os EUA quando crianças.

O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, D-N.Y., respondeu à decisão prometendo tentar novamente, dizendo que os democratas apelariam à parlamentar, que decide quais disposições são permitidas no projeto de lei de gastos.

"Estamos profundamente decepcionados com esta decisão, mas a luta para conceder status legal aos imigrantes na reconciliação do orçamento continua. Os democratas do Senado prepararam propostas alternativas e farão reuniões adicionais com o parlamentar do Senado nos próximos dias", disse ele em um comunicado.

As regras do Senado permitem incluir disposições relacionadas apenas com tributação e gastos nos chamados projetos de reconciliação, que podem ser aprovados pelo Senado por maioria simples, evitando assim a obstrução de 60 votos. Os democratas poderiam tentar contornar a parlamentar, mas fazer isso seria incomum, e é improvável. Com informações da NBC News. 

O que faz a parlamentar do Senado

O parlamentar do Senado é o funcionário que interpreta as regras complexas e misteriosas do Senado e tem uma grande influência na gestão diária da câmara alta.

O então líder da maioria no Senado, Harry Reid (D-Nev.), Nomeou Elizabeth MacDonough como a primeira mulher parlamentar do Senado em 2012, e ela ocupou o cargo até o presente.

A parlamentar e sua equipe aconselham diariamente o presidente do Senado sobre a execução correta do procedimento do plenário, mas uma de suas maiores funções é decidir o que pode ou não ser incluído na legislação aprovada sob regras orçamentárias especiais conhecidas como reconciliação.