80.000 green cards baseados no emprego podem expirar

Os green cards estão disponíveis para a administração distribuir aos imigrantes elegíveis, mas expirarão em 30 de setembro.

Por Arlaine Castro

Os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA anunciaram no início do ano 120.000 green cards a mais.

Cerca de 80.000 green cards, ou permissões de residência permanente, podem expirar daqui a alguns dias para aqueles com vistos de trabalho temporários (H1B) e que buscam ficar legalmente nos EUA como residente permanente.

Os green cards estão disponíveis para a administração distribuir aos imigrantes elegíveis, mas expirarão em 30 de setembro.

Cerca de 1,2 milhão de imigrantes que esperavam por autorização para viver e trabalhar nos EUA receberam o que parecia ser uma boa notícia no início deste ano fiscal, quando os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA se viram com 120.000 green cards baseados em empregos a mais, mais do que os 140.000 normalmente emitidos.

Quase 90% dos imigrantes que seriam elegíveis são cidadãos indianos atualmente com vistos de trabalho temporários. Eles enfrentam tempos de espera de décadas para receber a residência permanente.

Esses tempos de espera são essencialmente embutidos no sistema de imigração, à medida que limites de países estabelecidos em estatuto se combinaram com a alta demanda por green cards de cidadãos indianos, muitos dos quais já estão nos Estados Unidos com vistos de trabalho, como o H-1B.

Os defensores estão cada vez mais frustrados com o ritmo lento da adjudicação e querem que os Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) - a agência que concede vistos, autorizações de residência permanente e naturalizações - acelerem os pedidos, fazendo uso de green cards que não foram reclamados por causa da pandemia e das políticas de administração de Trump. Com informações do The Hill.