Reforma da imigração terá que ser alcançada por outro meio, analisa Conselho

Por Arlaine Castro

Courtney Lawhorn, da Filadélfia, se reúne com imigrantes e seus apoiadores perto do Capitólio.

Milhares de imigrantes de todo o país realizam marchas exigindo que o Congresso inclua um caminho para a cidadania no pacote orçamentário e enfatizando o papel crucial dos imigrantes na economia dos EUA.

No fim de semana, imigrantes locais marcharam pela Filadélfia, e dezenas da Pensilvânia, Nova Jersey e Delaware participaram da marcha por "Cidadania, Cuidado e Clima" na terça-feira passada em Washington, D.C., para manter a pressão sobre os legisladores.

Porém, a reforma da imigração provavelmente precisará ser alcançada por outro meio diferente do projeto de lei de reconciliação orçamentária, agora que a parlamentar do Senado, Elizabeth MacDonough, decidiu que a reforma não pode ser anexada aos US $ 3,5 trilhões de gastos de 10 anos que está sendo analisado pelos congressistas.

A reforma das políticas imigratórias que beneficia o setor agrícola dos EUA provavelmente será excluída do projeto de reconciliação orçamentária, afirmou o Conselho Nacional de Produtores de Carne Suína (NPPC) ao The Pig Site.

Os democratas do Senado propuseram um plano para dar status legal a até 8 milhões de imigrantes, incluindo DREAMers - crianças trazidas ilegalmente para os Estados Unidos - aqueles com Status de Proteção Temporária (TPS, em inglês) que vieram de países atingidos por desastres naturais ou guerras civis, trabalhadores "essenciais" e trabalhadores agrícolas.

Contudo, os democratas ainda podem ajustar sua proposta como forma de torná-la elegível para o projeto de lei orçamentária. Separadamente, o presidente Biden aumentará o limite anual do número de refugiados permitidos no país para 125.000, a partir de 1º de outubro. Em maio, o presidente aumentou o limite de 15.000 para 62.500, o limite estabelecido durante a administração de Trump.

Por sua vez, a NPPC continua a instar o Congresso e a administração Biden a expandir o visto H-2A existente para trabalhadores agrícolas temporários e sazonais para trabalhadores agrícolas o ano todo.

Chegando ao ‘sim’

As pesquisas mostram que a maioria dos americanos deseja essas mudanças. Em maio, pelo menos dois terços dos entrevistados, incluindo democratas, republicanos e independentes, em uma pesquisa da NPR / Ipsos disseram apoiar um caminho para a cidadania para os imigrantes nas categorias citadas.

Charito Calvachi-Mateyko, coordenador da Coalizão de Direitos Civis de Delaware, disse ao The Washigton Post que a decisão do parlamentar foi errada e prejudicial para os latinos e que, além de ser a coisa certa a se fazer, incluir o caminho da cidadania no pacote de reconciliação daria à América um impulso financeiro.