DeSantis processa governo Biden pela crise imigratória

Por Arlaine Castro

O governador Ron DeSantis entrou com uma ação contra a política imigratória da administração do presidente Joe Biden na terça-feira, 28.

O governador Ron DeSantis entrou com uma ação contra a administração do presidente Joe Biden na terça-feira, 28, alegando que sua política de imigração é ilegal.

Intitulada 'Biden Border Crisis Executive Order', a ação movida pela procuradora-geral Ashley Moody afirma que a política federal de imigração custará milhões de dólares ao estado e causará muitos danos à Flórida.

"Ao assinar a Ordem Executiva da Crise Fronteiriça de Biden, estou trabalhando para responsabilizar esta administração e o governo federal por se recusarem a fazer cumprir as leis de imigração deste país", afirmou DeSantis.

“Embora alguns imigrantes que chegam tenham pedidos de asilo legítimos, muitos não têm. Alguns são membros de gangues e traficantes de drogas que exploram a crise na fronteira, como evidenciado pela quantidade disparada de Fentanyl apreendido na fronteira este ano ”, diz o processo.

Por meio de uma ampla ordem executiva, De Santis também determinou que os policiais estaduais parem os motoristas que transportam imigrantes para o estado se houver suspeita "razoável" de um crime, como muitos imigrantes haitianos que foram recentemente libertados na fronteira dos EUA com o México e se estabeleceram na Flórida.

A nova política também proíbe as agências executivas estaduais de auxiliar o governo federal no transporte de imigrantes da fronteira sul para a Flórida. No entanto, há apenas dois anos, DeSantis tornou sua principal prioridade legislativa uma lei que exigia que as autoridades estaduais e locais cooperassem totalmente com os agentes federais de imigração.

Ele também ordenou que as agências coletem informações sobre as identidades de quaisquer imigrantes que cheguem ilegalmente à Flórida vindos da fronteira com o México e disse às agências estaduais que não gastem dinheiro ajudando esses imigrantes, a menos que exigido por lei.

Moody e DeSantis deram uma entrevista coletiva no sudoeste da Flórida, na qual ambos condenaram fortemente Biden sobre a imigração e elogiaram as políticas do ex-presidente Donald Trump.

“O presidente Biden está ajudando e incentivando cartéis criminosos”, disse Moody.
As ações do governador ocorrem em um momento em que a situação na fronteira EUA-México recebe atenção nacional em meio a um aumento nas travessias ilegais e à medida que a imigração se torna uma questão chave rumo às eleições de meio de mandato de 2022.

Tanto DeSantis quanto a procuradora-geral Ashley Moody, que abriu o processo, estão se posicionando para a reeleição no próximo ano.

A deputada estadual democrata Anna Eskamani criticou DeSantis, dizendo que ele está usando a questão da imigração para marcar pontos políticos com sua base conservadora, em vez de se concentrar em outras questões que o estado enfrenta.

Questionada sobre o processo e a ordem de DeSantis, a secretária de imprensa da Casa Branca Jen Psaki disse que ainda não tinha visto o processo. Com informações da Associated Press.