"Dreamers" pedem ao Congresso que ponha fim à deportação e separação da família

Estima-se que 200.000 jovens "dreamers" que vivem legalmente nos EUA há anos como dependentes de seus pais com vistos de trabalho temporários estão prestes a perder o programa.

Por Arlaine Castro

jovens perdem o status de imigração legal após completarem 21 anos.

Os "dreamers", jovens trazidos ilegalmente quando crianças e que cresceram nos Estados Unidos, enfrentam a perspectiva de autodeportação e separação da família.

Estima-se que 200.000 jovens imigrantes que vivem legalmente nos EUA há anos como dependentes de seus pais com vistos de trabalho temporários estão envelhecendo do programa e se tornando um limbo legal precário, de acordo com os defensores dos imigrantes.

Depois de completar 21 anos, muitas desses jovens perdem abruptamente o status de imigração legal e são forçadas a escolher entre retornar ao seu país de nascimento, onde passaram pouco tempo, ou permanecer nos EUA ilegalmente para ficar com suas famílias.

"Tudo que eu sei é americano. Simplesmente não faz sentido para mim voltar para um país onde morei por 4 meses ", disse Pareen Mhatre, 21, estudante do último ano da Universidade de Iowa e filha de imigrantes indianos que vieram para os Estados Unidos há duas décadas e construíram carreiras com vistos de trabalho de longo prazo

"Minha família e eu fizemos tudo de acordo com as regras", disse Mhatre. "Mantivemos o status documentado e ainda estamos presos nesta longa fila de décadas [por um green card]."

Limites de visto e longos acúmulos de pedidos de green card - especialmente para estrangeiros da Índia e China, que podem esperar até 89 anos pela residência permanente, de acordo com o Conselho Americano de Imigração - agravaram a situação para crianças com visto de longo prazo titulares. Depois de se tornarem adultos, seus vistos de dependentes expiram e eles também são removidos dos pedidos pendentes de green card protocolados junto com seus pais.

"Simplesmente não houve atenção suficiente para esta falha específica no sistema de imigração", disse Dip Patel, fundador do grupo de defesa Better the Dream.

O governo concedeu proteção e vistos de trabalho a centenas de milhares de imigrantes indocumentados - conhecidos como "Sonhadores" após a nunca aprovada DREAM Act - por meio de Ação Adiada para Chegadas na Infância, ou DACA, mas os chamados “Sonhadores documentados”, não se qualificarem.
Uma pré-condição para o status DACA é a entrada ilegal para os EUA. Filhos de pais com vistos de trabalho de imigrantes, como Pareen, tenham residido legalmente no país.
Existem opções para esses jovens imigrantes, mas todas essas opções estão em atraso na maior parte ”, disse a advogada de imigração Jessica Malott. "Então, não é algo certo, que vai acontecer imediatamente."

Em uma declaração à ABC News, o Departamento de Segurança Interna citou vários fatores que contribuíram para os atrasos, incluindo a pandemia e a falta de pessoal adequado, e prometeu que os funcionários estão trabalhando para resolver o problema.

"O DHS está ciente da situação difícil que esses sonhadores documentados enfrentam e está trabalhando para encontrar meios legais para fornecer alívio sempre que possível", disse a agência. 

Com informações da ABC News.