Governadores do Partido Republicano fazem apelo na fronteira EUA-México

Por Arlaine Castro

Os governadores querem que o presidente traga de volta as políticas da era Trump, como terminar o muro da fronteira e o Título 42 que devolve imigrantes ao México.

O governador de Iowa Kim Reynolds e o governador de Nebraska Pete Ricketts juntaram-se a outros oito governadores republicanos em visita à fronteira entre o México e os Estados Unidos para criticar a forma como o presidente democrata Joe Biden está lidando com as questões de imigração.

Para os governadores, o presidente deve tomar uma série de ações que incluem trazer de volta as políticas da era Trump, bem como terminar o muro da fronteira e restabelecer a política de 'Permanecer no México'.

O governador de Nebraska, Pete Ricketts, disse que Biden precisa fornecer mais dinheiro para a fronteira, incluindo alfândega e patrulha de fronteira, a Guarda Nacional e os tribunais para processar mais rapidamente os casos de imigração.

Governadores que representam estados ao longo da fronteira sul dizem que estão sendo duramente atingidos.

“Estamos aqui hoje para realçar o que está acontecendo aqui na fronteira sul e como isso está afetando todos os nossos estados, não apenas o estado do Texas”, disse ele.

O presidente do Partido Democrata de Iowa, Ross Wilburn, disse em um comunicado que a viagem de Reynolds à fronteira não foi nada mais do que "um golpe político e uma distração de sua liderança fracassada".

Reynolds se irritou quando questionado se a viagem era mais sobre política do que confrontar questões de imigração.

“Não, não é um golpe político”, disse ela. “Esta é a coisa real. Biden é o dono disso. Esta é uma crise autoinfligida. Ele anulou todas as políticas que funcionaram. ”

Os democratas criticaram a ação dos governadores, enfatizando que a forma mais efetiva é atuando junto aos congressistas para que passem as propostas de reforma imigratória.

"... Se os governadores republicanos quiserem fazer uma declaração sobre a fronteira, talvez eles possam convocar seus membros republicanos do Congresso para se juntarem ao presidente Biden e aos democratas no trabalho para reconstruir e melhorar nosso sistema de imigração, em vez de voar milhares de milhas para uma façanha projetada para promover suas próprias aspirações políticas", escreveram em comunicado à imprensa.

Representantes da Patrulha de Fronteira afirmam que, sem essas mudanças, eles não estão preparados para lidar com os próximos grandes grupos de migrantes que cruzam o México e podem chegar em semanas ou mesmo dias. Com informações da AFP.