Dois aviões com deportados dos EUA chegam juntos a Belo Horizonte (MG)

Por Arlaine Castro

O Itamaraty recebeu, em agosto, um pedido do governo americano para ampliar a frequência de voos semanais a partir deste mês de outubro.

Dois aviões com brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram ao aeroporto internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na sexta-feira, 9. O Itamaraty recebeu, em agosto, um pedido do governo americano para ampliar a frequência de voos semanais a partir deste mês de outubro.

Agora, serão dois voos semanais com brasileiros deportados dos EUA. Antes, a autorização era para um por semana. Os dois Boeing 737 realizaram voos especiais fretados pelo governo americano.

Nos últimos meses, os Estados Unidos aceleraram as deportações de homens, mulheres e crianças retidos na fronteira com o México e impedidas de ingressas no país. Após passarem um tempo em um local destinado a imigrantes indocumentados, essas pessoas são embarcadas em voos para seus países de origem, todos eles na América Latina.

Desde outubro de 2019, quando a medida começou a ser realizada no mandato de Donald Trump, 2.388 brasileiros foram deportados após tentar entrar ilegalmente no país. Um levantamento da Polícia Federal aponta que 90% dos deportados são homens com idades entre 20 e 40 anos.

As aeronaves foram o Boeing 737-800 de matrícula N277EA (msn 32359) e o Boeing 737-400 N458UW (msn 25022). Ambos partiram da Louisiana, próximo da divisa com o México, mas seguiram roteiros diferentes, tendo o modelo 737-400 feito uma escala em Manaus para reabastecimento.

As operações são quase sempre realizadas empresa aérea Swift Air, especializada em fretamentos e que possui contratos com o governo americano. Os destinos dos voos são os mais diversos em toda a região e, neles, os passageiros viajam algemados até serem entregues às autoridades de seus países.

A passagem de uma das aeronaves por Manaus foi registrada pelos parceiros do Aviação na Amazônia. As informações são do portal Aeroin.