DHS ordena fim de batidas do ICE em locais de trabalho de imigrantes

Por Arlaine Castro

Uma operação em 2018 resultou na prisão de 146 funcionários em uma empresa de processamento de carne no nordeste de Ohio.

Os agentes da U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) não realizarão mais operações em massa nos locais de trabalho onde os imigrantes indocumentados são empregados, de acordo com uma nova ordem do secretário do Departamento de Homeland Security (DHS), Alejandro Mayorkas.

A medida reflete a mudança de foco do governo de não punir somente os imigrantes indocumentados, mas também os empregadores que violam as leis trabalhistas e “exploram a vulnerabilidade de imigrantes sem autorização para trabalhar nos Estados Unidos”.

O verdadeiro problema, disse Mayorkas em um memorando divulgado na terça-feira, 12, são os "empregadores exploradores", e não os trabalhadores não autorizados.

"Sob a administração anterior, essas operações intensivas em recursos resultaram na prisão simultânea de centenas de trabalhadores", disse o DHS sobre a mudança. Embora as batidas tenham atraído a atenção e feito manchetes, a agência diz que "foram usadas como uma ferramenta por empregadores exploradores para reprimir e retaliar contra a afirmação dos trabalhadores sobre as leis trabalhistas".

O anúncio faz parte de uma mudança de estratégia sob o governo Biden, que coloca uma nova ênfase em ir atrás de empresas e empregadores que violam as leis trabalhistas. Além de deter as batidas em massa, ele apoia a ideia de exercer a discrição do Ministério Público para poupar os trabalhadores de acusações se eles testemunharem ou forem vítimas de abuso ou exploração no local de trabalho.

"Não toleraremos empregadores inescrupulosos que explorem trabalhadores não autorizados, conduzam atividades ilegais ou imponham condições de trabalho inseguras", disse Mayorkas em um comunicado à imprensa sobre a mudança.

"Ao adotar políticas que enfocam os empregadores mais inescrupulosos", disse ele, "protegeremos tanto os trabalhadores quanto as empresas americanas legítimas".

Durante a administração Trump, o ICE realizou várias incursões massivas aos locais de trabalho que o então presidente considerou a peça central de sua repressão à imigração indocumentada. Uma operação em 2018 resultou na prisão de 146 funcionários em uma empresa de processamento de carne no nordeste de Ohio;  em 2019, aproximadamente 680 imigrantes foram detidos em fábricas de processamento de alimentos no Mississippi e 280 em uma empresa do Texas. 

Existem mais de 7 milhões de imigrantes sem documentos trabalhando nos EUA, de acordo com um relatório divulgado pelo Center for American Progress em dezembro de 2020.

Imigrantes indocumentados representam 13% de todos os trabalhadores da construção civil e aproximadamente 8,4% de todos os trabalhadores da indústria de hospedagem e alimentação, disse o relatório. Também representam 10% das indústrias administrativas e de apoio e de gestão de resíduos e 25% dos trabalhadores nas ocupações agrícolas, pesqueiras e florestais.

Grupos de defesa da imigração saudaram a mudança de política e grupos como a National Partnership for New Americans também renovou seu apelo por uma reforma permanente, incluindo proteções legais para milhões de imigrantes indocumentados trazidos para os EUA quando crianças e aqueles com status de proteção temporária.