"40 mil brasileiros 'com roupa de grife e bolsas da Gucci' atravessaram a fronteira dos EUA ilegalmente", critica Senador

Por Arlaine Castro

O senador do Partido Republicano, Lindsey Graham, fez a afirmação após visitar posto da fronteira em Yuma, no Arizona.

O senador do Partido Republicano, Lindsey Graham, afirmou durante entrevista à Fox News nesta quarta-feira, 13, que 40 mil brasileiros cruzaram a fronteira entre os EUA e o México "usando roupas de marcas e bolsas da Gucci".

"Tivemos 40.000 brasileiros que passaram pelo Setor Yuma sozinhos indo para Connecticut vestindo roupas de grife e bolsas Gucci", afirmou o senador da Carolina do Sul ao canal. "Isso não é mais migração econômica. As pessoas veem uma América aberta. Eles estão se aproveitando de nós. E não demorará muito para que um terrorista entre nesta multidão", completou, criticando a política de imigração do governo Biden.

Graham reiterou essas afirmações em uma entrevista ao The Washington Post na terça-feira, e disse ter observado a situação durante sua recente viagem a Yuma, Arizona.

"Normalmente, quando você vai para a fronteira, você vê pessoas que estão vestidas de forma muito abatida e que parecem ter passado pelo inferno", disse ele ao Post. "Desta vez em Yuma, havia dezenas que pareciam estar se hospedando em um hotel, e elegantemente vestidas."

"Isso é algo novo. Eu aconselharia o governo Biden a fazer o que o governo Obama fez e levá-los de volta", disse Graham, acrescentando que achava que Connecticut e dois outros estados dos quais não conseguia se lembrar imediatamente eram "destinos".

Não está claro de onde o Senador tirou o número de 40.000 imigrantes ou de onde obteve a indicação de que esses migrantes estavam a caminho de Connecticut.

No entanto, é verdade que um número recorde de brasileiros foi preso na fronteira sul dos Estados Unidos neste ano. De acordo com dados de Alfândega e Proteção de Fronteiras, mais de 46.200 brasileiros foram detidos na fronteira sul durante o ano fiscal de 2021 até o momento.