Irmãs imigrantes de 4 e 6 anos são encontradas sozinhas na fronteira EUA-México

Por Arlaine Castro

As meninas são de Honduras e carregavam um bilhete.

Agentes da patrulha de fronteira encontraram duas irmãs, de 4 e 6 anos, vagando sozinhas no deserto do Arizona com nada além de uma nota com o nome e endereço de sua tia no dia 12 deste mês, disseram as autoridades da Patrulha de Fronteira do Setor Yuma.

As meninas, originárias de Honduras, foram encontradas na parte da manhã em uma área pantanosa ao sul da Represa de Morelos, na fronteira dos Estados Unidos com o México, de acordo com uma postagem no Facebook do Setor Yuma da Patrulha de Fronteira.

Elas estavam bem vestidas e bem tratadas, sem sinal aparente de problema de saúde, segundo a agência. “Um agente do Setor Yuma, preocupado com sua segurança, abordou rapidamente as meninas e as acompanhou até um local mais seguro”, dizia o post.

Fotos comoventes divulgadas pela própria agência mostraram as irmãs com chapéus rosa de inverno e camisetas combinando, segurando um pedaço de papel que os funcionários disseram conter informações de contato de sua “tia”.

Um oficial do CBP pode ser visto em uma das imagens andando de mãos dadas com as crianças e escoltando-as para fora da área, que as autoridades dizem ser um ponto de passagem de fronteira popular para imigrantes menores desacompanhados.

“As meninas foram levadas sob custódia e serão feitas tentativas de reuni-las com a família”, disse a agência.

Aumento de menores sozinhos na fronteira

Um número recorde de crianças imigrantes desacompanhadas foi pego por agentes do CBP na fronteira. Entre outubro de 2020 e 31 de agosto deste ano, os agentes da Patrulha de Fronteira encontraram 130.710 crianças migrantes desacompanhadas na fronteira sul.

Só no Texas este ano, foram quase 21.000 encontradas até 31 de agosto, disse a agência no mês passado.