Prisões de imigrantes pelo ICE caem para o nível mais baixo em 10 anos

Por Arlaine Castro

Foram realizadas quase 72 mil prisões.

As prisões de imigração dentro dos Estados Unidos caíram durante o ano passado para o menor número em mais de uma década, de acordo com novos dados da Imigração e Execução dos EUA relativos ao ano fiscal de 2021.

De acordo com os dados, quase 72.000 prisões foram feitas no ano fiscal de 2021, que terminou em setembro, uma queda de quase um terço desde 2020, quando 104.000 prisões foram feitas. 

Os detalhes vão levantar novas preocupações entre os conservadores de que o governo Biden não está fazendo o suficiente para combater a imigração ilegal. Os republicanos no Comitê de Segurança Interna da Câmara condenaram os números mais recentes.

Os novos dados vêm logo após uma série de outros indicadores negativos e à medida que uma nova caravana de cerca de 3.000 imigrantes passa pelo México.

Segundo os dados, o número de prisões feitas pelas Operações de Execução e Remoção do ICE caiu de uma média de 148.000 por ano de 2017 a 2019 - e muito menos do que os 322.093 feitos em 2011, um ano de pico para a atividade.

Isso significa que os 6.000 policiais fizeram uma média de 12 prisões cada durante o ano que terminou em 30 de setembro, ou uma por mês.

No mês passado, o secretário de Segurança Interna, Alejandro Majorkas, revelou uma nova diretriz para o ICE, dizendo aos policiais que eles deveriam priorizar a remoção de qualquer pessoa considerada um perigo para a segurança nacional.

'Usaremos nosso critério e concentraremos nossos recursos de fiscalização de uma forma mais direcionada. A justiça e o bem-estar de nosso país exigem isso. '

Neste mês, o secretário também ordenou que os agentes parassem com a prática de 'blitz' em massa nos locais de trabalho onde imigrantes sem documentos são empregados.

Uma porta-voz do ICE disse que a agência estava revisando suas estatísticas mais recentes

'A integridade dos dados é de extrema importância para a agência e as estatísticas examinadas do ICE demonstram poderosamente a eficácia de nossa abordagem atual de priorizar a segurança nacional, a segurança das fronteiras e a segurança pública.' Com informações do The Washington Post.