Hondurenho acusado de assassinato na Flórida se passou por menor desacompanhado na fronteira

Por Arlaine Castro

Yery Noel Medina Ulloa foi preso no dia 7 de outubro em Jacksonville. Ele apresentou nome e idade falsos na fronteira dos EUA com o México.

Um jovem hondurenho de 24 anos, acusado de assassinar um homem na Flórida, teria entrado ilegalmente nos Estados Unidos, alegando ser menor desacompanhado e dando falsa identidade para os agentes da fronteira.

Yery Noel Medina Ulloa foi preso no dia 7 de outubro em Jacksonville, nordeste da Flórida. Ele foi encontrado por agentes da polícia coberto de sangue e é acusado pela morte de Francisco Javier Cuellar, pai de quatro filhos, que o havia acolhido.

O mandado de prisão de Ulloa dizia que ele foi encontrado perto de um lago coberto de sangue e que as câmeras de segurança o mostraram esfaqueando a vítima várias vezes. Mais tarde, ele confessou o crime a um amigo.

Ele se declarou inocente de assassinato em segundo grau e das acusações de adulteração de evidências no Tribunal do Condado de Duval. Ulloa não é parente de Cuellar, apesar de o chamar de "tio".

O Escritório de Operações de Execução e Remoção de Miami notificou a polícia de Duval sobre a real identidade do jovem em 13 de outubro. Ele foi então removido do Centro Regional de Detenção Juvenil de Duval e transferido para uma instalação para adultos. Ele deve voltar ao tribunal em 20 de novembro.

Menor de idade e com outro nome

Não está claro como Ulloa chegou à Flórida depois de ser detido na fronteira, mas a filha de Cuellar, Marycarmen, disse acreditar que ele chegou em um voo que faz parte de uma operação secreta de reassentamento de imigrantes do governo Biden. Ele se apresentou como Reynel Alexander Hernandez, de 17 anos, descobriu o New York Post. 

Geralmente, as crianças que entram desacompanhadas nos postos de fronteira são direcionadas a abrigos para menores imigrantes e depois entregues a familiares ou pessoas que mostram conhecê-la. O jovem Ulloa foi colocado em um abrigo, recebeu uma 'Notificação de Comparecimento' e foi liberado.

Voos para a Flórida

O gabinete do governador Ron DeSantis disse que está investigando como Ulloa chegou a Jacksonville e critica a política imigratória do presidente Biden, que permite que vários imigrantes entrem nos EUA mesmo ilegalmente e os conduz a outros estados.

De acordo com o gabinete, mais de 70 voos noturnos que transportam migrantes da fronteira pousaram em Jacksonville desde o verão - em meio a preocupações sobre os efeitos da crise na fronteira em estados de todo o país.

"Este crime horrível é o exemplo mais recente de como a imigração ilegal irrestrita custa a vida dos floridianos. Se não fosse pela política ilegal de‘ catch and release’da administração Biden, o Sr. Cuellar ainda estaria vivo hoje", disse o escritório de DeSantis ao New York Post.

Uma fonte da Patrulha da Fronteira disse à Fox News que jovens se passarem por menor de idade na fronteira não é uma surpresa, dado o quão difícil pode ser verificar a idade das pessoas que afirmam ser menores desacompanhados.

"Nenhuma pessoa na Patrulha da Fronteira ficará surpresa com isso", disse a fonte. "Desde 2019 e atualmente não temos como verificar a maioria das informações que essas pessoas oferecem. Se não foram encontradas antes, suas impressões digitais não nos dizem nada."