DHS encerra liberação de imigrantes nos EUA sem datas de audiências

Por Arlaine Castro

Imigrantes receberão documento.

O Departamento de Segurança Interna interrompeu a prática de libertar imigrantes dentro dos Estados Unidos sem uma data marcada para audiência em um tribunal de imigração, disse o secretário Alejandro Mayorkas aos senadores na terça-feira, 16.

Desde março, pelo aumento do número de imigrantes nos postos de fronteira, aqueles que se entregavam às autoridades para requerer asilo nos EUA, estavam sendo liberados somente com um documento que os instrui a comparecer a um escritório de Imigração e Alfândega em 60 dias, mas sem a exigência de iniciar o processo de remoção.

Notice to appear

O governo Biden continua a expulsar dezenas de milhares de imigrantes presos na fronteira EUA-México sob uma ordem de saúde pública da era Trump por causa da pandemia. Mas alguns são liberados para os Estados Unidos dependendo da capacidade nas instalações de fronteira e circunstâncias individuais, normalmente com um "aviso para comparecer", que é um documento que instrui as pessoas a comparecerem perante um juiz de imigração em uma determinada data e iniciar o processo de deportação.

Mas, para tirar os imigrantes mais rapidamente das instalações lotadas, a Patrulha de Fronteira dos EUA começou a liberar as pessoas encontradas na fronteira EUA-México sem o "notice to appear". Em vez disso, os agentes forneciam aos imigrantes, muitos deles famílias, apenas "avisos para relatar", o que colocava sobre os imigrantes o ônus de iniciar seu próprio processo de imigração.

A prática atraiu ampla condenação dos republicanos, que argumentaram que o governo Biden não sabia o paradeiro dos imigrantes liberados para os EUA sem datas definidas para os tribunais para que reaparecessem.

Durante uma audiência do painel do Senado na terça-feira, Mayorkas disse que de 1º de janeiro a 31 de outubro, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA emitiu 94.581 notificações para relatar, acrescentando que a prática foi "descontinuada".

"Imigrantes que forem libertados daqui para frente provavelmente receberão notificações para comparecer ao tribunal de imigração, como normalmente tem sido feito", disse o secretário.

As autoridades de imigração dos EUA também começaram recentemente a enviar o "aviso para comparecer" e informações adicionais sobre o processo.

"O ICE analisará o caso com o não cidadão, tirará biometria e fotos e estabelecerá quaisquer requisitos de check-in em andamento. Os não cidadãos devem se apresentar ao ICE e comparecer à data designada para o tribunal de imigração como parte de seus procedimentos de imigração em ordem para cumprir a lei dos EUA ", disse a agência em um comunicado. Fonte: CNN.